A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo iniciou nesta sexta-feira, 9 de outubro, a edição 2020 do programa Prospera Jovem, em evento online, que contou com a participação dos 400 estudantes do Vale do Ribeira, todos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações intersecretarial do programa Vale do Futuro, lançado em 10 de Outubro de 2019, pelo Governo do Estado que visa promover o crescimento e o desenvolvimento da região.
O encontro, transmitido pelo canal oficial da Secretaria de Desenvolvimento Social no YouTube (http://www.youtube.com/socialsaopaulo/), teve a participação da Secretária Célia Parnes e de três painelistas, sendo dois psicólogos (Fábio de Souza e Airton Rocha) e do empreendedor Wellington Vitorino que abordaram sobre os dilemas e oportunidades na pandemia e incentivaram a superação dos desafios para colocar os Projetos de Vida em prática.
"Por mais que saibamos de todas as limitações e complicações que a pandemia vem gerando, não podíamos deixar que estes 400 estudantes que estão se formando no Ensino Médio perdessem a oportunidade de participar do Prospera Jovem e construíssem os seus Projetos de Vida", contou Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Previsto para iniciar no primeiro semestre deste ano, o programa teve que passar por uma reformulação em razão da pandemia da Covid-19. Com as recomendações dos órgãos de saúde para a população manter o distanciamento social e para garantir a oportunidade dos jovens do último ano escolar, a equipe técnica da Secretaria foi responsável pela adequação das atividades para o universo virtual.
Durante os próximos três meses, os jovens inscritos no programa passarão por três etapas:
• Reflexões, mentorias e oficinas para a construção de um sonho que será o seu Projeto de Vida;
• Tutoria para o seu autoconhecimento e avaliação de cenários para a execução do seu projeto;
• Desenvolvimento dos planos de ação, além de exercícios e oficinas de educação financeira.
Cumprindo estas três etapas com uma frequência mínima de 70% nas atividades do Prospera, obtendo a aprovação no ano letivo escolar e assinando o Termo de Declaração de participação do programa; os jovens poderão receber o Certificado de Conclusão e o incentivo financeiro de R﹩ 1,2 mil, além do acesso ao Mapa de Oportunidades do Vale do Ribeira, produzido pelo Sebrae, e as opções de formação técnica no Centro de Paula Souza e Novotec.
"Estou muito orgulhosa e não posso deixar de gratificar a nossa equipe pela excelente articulação e atuação ao reformular o formato do programa para atendermos exclusivamente estes jovens no último ano escolar nesta primeira edição. Seguiremos prezando pela autonomia e crescimento pessoal e profissional de todos os participantes, incentivando eles a serem os vetores de mudança das suas famílias e comunidades no Vale do Ribeira", completa Célia Parnes.
Vale do Futuro
O Vale do Futuro é um programa do Governo de São Paulo para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. O programa prevê R﹩ 1 bilhão em investimentos públicos e a atração de mais R﹩ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022. Além do Programa Prospera Jovem, a Secretaria de Desenvolvimento Social participa do projeto com a transferência dobrada do Fundo Estadual de Assistência Social aos municípios participantes, calçando as ações de proteção social na região.
Comentários
Postar um comentário