Coronavírus chegou e com ele, além da preocupação com a saúde, é inevitável pensar na saúde financeira de empresas e negócios. Rapidamente, empreendedores e empresários estão em busca de soluções, ideias e conselhos para manter negócios e também - e talvez o mais importante - readequar a forma de vender. Afinal, não foi só o isolamento que mudou. O consumidor também: a forma de pensar, de escolher e de consumir também será alterada.
Para isso, Priscilah Plaça, consultora em vendas das maiores empresas de varejo do Brasil, lista seis pilares que considera fundamental para o momento atual.
"Hoje, quem pensa com a cabeça do cliente e na experiência que o negócio propõe está muito à frente, além disso você precisa acreditar no negócio para, assim, conseguirá um melhor resultado", compartilha Priscilah.
1 - Repense seu produto e serviço
Repense o produto e o serviço que você oferece. É necessário entender que há um novo modelo de vida durante o isolamento e haverá uma nova forma de consumo após a pandemia. Elenque quais produtos são os principais, quais os mais vendidos, quais são essenciais.
Analise a importância dele para o cliente. Tenha em mente como pode colaborar com o seu consumidor. É o momento de repensar todos os seus produtos e, talvez, nesse momento, seja ideal reduzir o mix. O objetivo agora é focar no que é essencial.
2 - Analise seus canais de distribuição
Quais são e como estão funcionando os seus canais de entrega? Tenha em mente o modelo de vida do seu cliente e de que forma seu produto pode chegar até ele. Não se limite ao que já conhece ou ao que é mais fácil. Crie novas formas de entrega. É o momento de pensar no atendimento remoto: aplicativos são a grande aposta.
Se for necessário, faça parcerias de distribuição com empresas que são complementares ao seu negócio. Crie sinergia, pacotes de entrega em conjunto. Compartilhe! Essa ação reduz custo e potencializa os resultados.
3 - Canais de vendas
Uso a tecnologia a seu favor e faça um mapeamento de como colocar seu produto na frente do cliente. Pesquise e entenda quais canais seu cliente usa para comprar como o e-commerce. Nesse momento o mercado mundial já sentiu um aumento de mais de 40% no volume de vendas via e-commerce.
Mesmo que seja para um produto. Se informe, pesquise por tutoriais na internet. Se ainda não tem, aproveite para repensar. Abuse do WhatsApp e Telegram. Crie listas de transmissão.
Por e-mail: Crie uma estratégia, seja ela por dia, semana, mês, mas estratégia precisa ser única. Faça um cronograma. Ações aleatórias não funcionam.
Repense o formato de venda por telefone. Não tenha vergonha de ligar para o cliente e pergunte: "Como gostaria que eu te abordasse daqui pra frente?" As pessoas ainda estão se adaptando a esse novo formato. Tenha humildade. Repense.
4 - Formas de comunicação
Reflita sobre como a comunicação do seu produto chega ao seu cliente.
Saiba quais são seus públicos e faça uma seleção por perfis. Aproveite a comunicação por telefone, se antecipe ao que o cliente pode precisar.
Lembre -se que a conversa precisa ser estruturada: abordagem - oferta - fechamento. Criar novos mailings. Busque indicação de novos clientes com os que já tem. Valorize o network. As pessoas se motivam a comprar por motivos diferentes, mesmo que o resultado final do produto seja o mesmo.
Insira o digital na sua empresa: use WhatsApp, redes sociais. Seja um prestador de serviço. Ensine ao usar seu produto/serviço. Ninguém conhece seu produto melhor que você! O digital é sua grande vitrine.
5 - Novos serviços e canais relacionamentos
Estabeleça relacionamentos positivos, construtivos. Elabore ferramentas de fidelização. Mostre ao cliente que o quer perto, junto. Desenhe modelos para descobrir que pode oferecer serviços extras que surpreendam o cliente.
Ofereça ajuda. Busque associações. Pense em como pode ajudar hoje na vida das pessoas. Faça a diferença.
6 - Novos comportamentos Mude!
O jeito de trabalhar, de gerenciar seus negócios e sua equipe.
Os novos modelos vão se recriar. Acredite! O mundo é feito de pessoas. Seja um exemplo de mudança. Não desista!
Texto: Priscilah Plaça
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