Pular para o conteúdo principal

PRAZER AOS SENTIDOS

VINHO E CHOCOLATE

Nesse primeiro artigo, abordarei um tema delicioso que é a combinação de chocolate e vinho, parece simples, mas a mistura errada pode acabar tornando as sensações ruins e consequentemente um roteiro difícil de “se engolir”, ao decorrer do artigo colocarei os pontos principais para quem quer aproveitar essa fantástica combinação sem erros.

Primeira coisa a se pensar é a quantidade de cacau no chocolate, ou seja, o quão forte ele é. Se escolher um chocolate demasiadamente doce, fuja dos vinhos secos. Essa combinação definitivamente não funciona e um pode acabar anulando o outro.Sendo a mais correta interação com vinhos também doces e forticados (maior graduação alcoólica), como é o caso do Vinho do Porto.

Já os chocolates meio-amargos, ou seja, com uma percentual de 50% de cacau são mais fáceis de combinar e pedem vinhos tintos jovens e encorpados, os feitos das uvas Cabernet Sauvignon e Shiraz cumprem bem esse papel.

Ao tratar do amargo, o que, particularmente, mais gosto,  alcança 70% ou mais de cacau e o vinho ideal para harmonização são vinhos secos mas sem passagem por madeira, eu indico sempre o Merlot aos meus clientes. Combinação que sempre faz sucesso!

Não podendo esquecer-se do irresistível chocolate branco que vai bem com o tinto e com o branco. Porém lhes darei uma dica que é para anotar no caderninho, procure vinhos brancos que passaram por fermentação malolática (está informação está no contra-rótulo) esse processo deixa o vinho com um toque amanteigado e ajuda a no casamento com o doce extremo do chocolate branco.

Já para aqueles bombons recheados ou founde que envolva frutas cítricas a melhor pedida é um espumante moscatel. A regra é válida também aos brancos por serem mais gordurosos casam bem com a acidez dos espumantes que tem como função “lavar a língua”.

Além de prazerosa e benéfica a mente é sem dúvidas uma maneira muito chique e refinado para receber seus convidados e insuperável num encontro a dois aliado ao nosso inverno é aconchegante e sem dúvidas de extremo prazer. No nosso próximo encontro darei dicas sobre comportamento e etiqueta à mesa em reuniões formais e menos formais, encontros amorosos e jantares profissionais.

Um ótima parceria nos aguarda, até breve!

Autora: Bruna Held 

Bruna Cristina de Held é estudante da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers do Estado de São Paulo.
Engajada na missão de tornar os momentos à mesa inesquecíveis,  unindo alma e técnica.

Contato: brunaheld@gmail.com

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana a matéria , hoje os preços de vinhos são convidativos assim tendo maior consumo é bom aprender como escolher vinhos em locais corretos , com alimentos diferenciados , doces e salgados diversos podendo ter maior prazer na bebida saboreada e com pessoas escolhidas .

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...