Home Notícias Tartarugas marinhas voltam para o mar depois de passarem pelo tratamento do...

Tartarugas marinhas voltam para o mar depois de passarem pelo tratamento do Aquário de Peruíbe

873
1
SHARE
O Aquário de Peruíbe realizou a soltura de duas tartarugas marinhas da espécie Chelonia Mydas, também conhecida como tartaruga-verde. 

Veja o vídeo do tratamento das tartarugas marinhas
Elas foram resgatadas há pouco mais de um ano nas praias de Peruíbe e Itanhaém. Depois de passarem por um período de tratamento no Aquário, as tartarugas marinhas retornaram ao mar. Uma delas pesa 7kg e a outra 5kg. A atividade fez parte da 2ª Aquação‘Eu protejo os animais’, cuja intenção é conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente e sistema marinho. 
Teve atividade com as crianças, explicação sobre as espécies de tartarugas e também sobre o trabalho de reabilitação que o Aquário realiza com os animais. 
A bióloga do Aquário de PeruíbeIsabelle Corrales Nunes, mostrou o micro lixo que foi encontrado dentro das tartarugas. Em seguida, foi feito um mutirão de limpeza na praia, em frente ao aquário, até o rio preto. Foi recolhido mais de 10 kg.
“A gente separou o lixo só por alto, depois faremos uma separação mais minuciosa, mas foi encontrado cerca de 4 kg de pedaço de rede, 5 kg de plástico, 2 kg de micro lixo e ainda tem o tecido e o metal. Essa ação nossa é só para demonstrar o quanto as pessoas descartam (lixo), porque infelizmente não vai resolver o problema. A ideia é conscientizar as crianças, sobre o perigo do descarte do lixo no mar”, afirma a bióloga.
Isabelle comemora ainda a soltura das duas tartarugas,  pois ela afirma que já morreram muitas em tratamento e fora as que já são encontradas mortas na praia. “Mesmo assim, hoje é um dia para comemorar, finaliza”.
Veja o vídeo das tartarugas sendo levadas até o mar
O biólogo e também responsável pelo Aquário de Peruíbe, Thiago Nascimento, junto com sua equipe, deram um “empurrãozinho” para as tartarugas voltarem para o mar. O Grupo Escoteiro Mata Atlântica Escoteiros 322, o vereador André de Paula, além de turistas que passavam pela areia da praia acompanharam a ação. 

 Após a soltura, as crianças ainda fizeram pintura em tela. Um dia de sol, cheio de alegria e educação ambiental para a criançada e adultos presentes. 

Texto, Edição, Fotos:

Vídeos: 

1 COMMENT

  1. Iniciativa de alto conteudo moral , ecologico de sustentabilidade e educação parabens aos biologos e todos envolvidos. Entidades do terceiro setor e que mostram o quanto nosso pais é maravilhoso , esperamos que mais iniciativas como esta seja realizada e que os pescadores , poder publico , civis e outros mais possamos salvar , proteger e cuidar da nossa fauna .

LEAVE A REPLY