Pular para o conteúdo principal

Tartarugas marinhas voltam para o mar depois de passarem pelo tratamento do Aquário de Peruíbe

O Aquário de Peruíbe realizou a soltura de duas tartarugas marinhas da espécie Chelonia Mydas, também conhecida como tartaruga-verde. 


Veja o vídeo do tratamento das tartarugas marinhas

Elas foram resgatadas há pouco mais de um ano nas praias de Peruíbe e Itanhaém. Depois de passarem por um período de tratamento no Aquário, as tartarugas marinhas retornaram ao mar. Uma delas pesa 7kg e a outra 5kg. A atividade fez parte da 2ª Aquação - 'Eu protejo os animais', cuja intenção é conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente e sistema marinho. 

Teve atividade com as crianças, explicação sobre as espécies de tartarugas e também sobre o trabalho de reabilitação que o Aquário realiza com os animais. 

A bióloga do Aquário de PeruíbeIsabelle Corrales Nunes, mostrou o micro lixo que foi encontrado dentro das tartarugas. Em seguida, foi feito um mutirão de limpeza na praia, em frente ao aquário, até o rio preto. Foi recolhido mais de 10 kg.


"A gente separou o lixo só por alto, depois faremos uma separação mais minuciosa, mas foi encontrado cerca de 4 kg de pedaço de rede, 5 kg de plástico, 2 kg de micro lixo e ainda tem o tecido e o metal. Essa ação nossa é só para demonstrar o quanto as pessoas descartam (lixo), porque infelizmente não vai resolver o problema. A ideia é conscientizar as crianças, sobre o perigo do descarte do lixo no mar", afirma a bióloga.


Isabelle comemora ainda a soltura das duas tartarugas,  pois ela afirma que já morreram muitas em tratamento e fora as que já são encontradas mortas na praia. "Mesmo assim, hoje é um dia para comemorar, finaliza".

Veja o vídeo das tartarugas sendo levadas até o mar

O biólogo e também responsável pelo Aquário de Peruíbe, Thiago Nascimento, junto com sua equipe, deram um "empurrãozinho" para as tartarugas voltarem para o mar. O Grupo Escoteiro Mata Atlântica Escoteiros 322, o vereador André de Paula, além de turistas que passavam pela areia da praia acompanharam a ação. 


 Após a soltura, as crianças ainda fizeram pintura em tela. Um dia de sol, cheio de alegria e educação ambiental para a criançada e adultos presentes. 



Texto, Edição, Fotos:

Vídeos: 

Comentários

Unknown disse…
Iniciativa de alto conteudo moral , ecologico de sustentabilidade e educação parabens aos biologos e todos envolvidos. Entidades do terceiro setor e que mostram o quanto nosso pais é maravilhoso , esperamos que mais iniciativas como esta seja realizada e que os pescadores , poder publico , civis e outros mais possamos salvar , proteger e cuidar da nossa fauna .

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP