Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Coração: Médica do Instituto Sírio-Libanês conta segredos para um coração forte e saudável



O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, é uma oportunidade para lembrarmos da importância de cuidar da saúde cardiovascular. Para manter órgão em bom funcionamento, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis. Isso inclui a prática regular de exercícios físicos, uma dieta balanceada, o controle do peso, a redução do consumo de tabaco e álcool, além do gerenciamento do estresse.


"O coração é um motor fantástico, responsável por impulsionar em um indivíduo adulto de 70kg um volume de quase sete litros de sangue por todo o seu corpo, trabalhando dia e noite com mais de 80 mil batimentos, alimentando os órgãos com oxigênio e levando o sangue aos pulmões para reabastecimento e redistribuição. Um órgão tão nobre merece muito carinho e atenção", diz a Dra. Vanessa Pesciotto, cardiologista do Hospital Regional de Jundiaí, instituição administrada pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).


A seguir, ela esclarece algumas dúvidas e dá dicas para manter a longevidade do coração, para que ele continue a bater forte por muitos anos.


O que é ruim para a saúde do coração?
Os principais fatores desencadeantes de problemas para o coração estão ligados aos hábitos de vida. Por isso, é importante sempre atentarmos para questões como: tabagismo; sedentarismo; obesidade; dieta rica em gorduras de origem animal, sódio e açúcar (especialmente em pessoas que possuem pais e/ou irmãos com doenças como diabetes, hipertensão e obesidade), além do estresse. Também incluo as doenças sem tratamento adequado, entre elas a hipertensão e o diabetes.


Qual é o melhor exercício para o coração?
Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a saúde mental. Eles auxiliam no controle de todas as doenças crônicas, melhoram a autoestima e prolongam a vida com qualidade e independência. A mais atual recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é a prática de atividade física, pelo menos 150 minutos por semana, divididos em quatro a cinco dias de exercício aeróbico, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta ou fazer esteira, associados a dois períodos de exercícios de resistência muscular, como pilates ou musculação. É importante ressaltar que, para as atividades físicas em pacientes com doenças crônicas ou com sintomas de mal-estar, dores ou vertigens, é recomendada a avaliação médica antes da prática de atividades.


Qual o melhor alimento para fortalecer o coração?
Uma alimentação saudável faz bem não apenas para o coração, mas também para o corpo e a mente das pessoas. Entre os alimentos, destacam-se os vegetais, principalmente as de folhas verde-escuras como couve, espinafre e as frutas in natura, especialmente por serem fontes ricas em fibras e antioxidantes. Também recomendamos peixes como sardinha, salmão e cavala (assados e sem óleo, pois já possuem em sua gordura óleos ricos como ômega 3 e 6). As sementes também possuem, além das fibras, óleos e minerais importantes para a nossa saúde. Temos ainda a recomendação do consumo de azeite extravirgem de baixa acidez (a partir de 0,5% ou menos), nas saladas, a frio. E atenção: não vale fritar nada com azeite!


O que fazer para deixar o coração mais saudável?
Além da alimentação, controle de peso, atividades físicas, não consumir bebidas alcoólicas ou fumar, precisamos nos lembrar do estresse, que é um inimigo da saúde cardíaca. Portanto, cuidar também da nossa qualidade de vida, sono e horários de lazer faz o nosso coração mais feliz, e o corpo todo agradece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...