Pular para o conteúdo principal

Santos recebe primeira feira canábica com palestras, exposições e shows



A 1ª Feira Canábica do Litoral Paulista será realizada em Santos, neste fim de semana. O evento visa esclarecer sobre o uso, os benefícios e todos os aspectos relacionados à cannabis medicinal, que já faz parte da vida de cerca de 430 mil brasileiros.


Com uma programação variada, o festival ‘Crema Cultural – O futuro é verde’ acontecerá no Complexo Vallum Garden, localizado na Rua Frei Gaspar, nº 6, no Centro de Santos.


O Governo de São Paulo autorizou a distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com diagnóstico de síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut ou complexo da esclerose tuberosa. Esse tema será abordado por médicos, advogados, empresários, políticos e ativistas durante o evento.


As palestras incluirão discussões sobre o uso da cannabis na medicina e na saúde das mulheres, além de aspectos legais. Também serão apresentadas associações que oferecem apoio e orientação sobre o tema, e pesquisadores compartilharão evidências científicas.


O evento contará com diversas atrações, incluindo apresentações musicais, um estúdio de tatuagem, pintura ao vivo com artistas do coletivo La Santista, estandes de produtos canábicos e de economia criativa, além de exposições de arte promovidas pela Acuca, fotos da Marcha da Maconha, atividades interativas, brindes e sorteios.


Fernanda Salles, a idealizadora do evento, explica que o propósito é desmistificar preconceitos e fornecer informações. “Queremos disseminar conhecimento, promover conexões e negócios, e alcançar o maior número possível de pessoas, mostrando a versatilidade da planta e seus benefícios para a saúde”, disse ela em uma nota divulgada pela organização.

Confira a programação:


Sábado - 03/08

  • Palestras:

  • 10h às 11h - Cannabis medicinal, os caminhos para a regulamentação e o avanço no SUS
  • Mediação: Enfermeiro Davi e palestrantes: Caio França (deputado estadual), Felipe Albino (vereador Santos), Fernanda Gouveia (diretora-presidente da Adesaf) e Luciana Surjus (professora da Unifesp)

  • 11h15 às 12h30 - Medicina canabinóide e as práticas de cuidado
    Mediação: Lucas Braga e palestrantes: Dr. Bruno Paladini (médico de Família e Comunidade), Dr. Fernando Calderan (psiquiatra), Dr. Rafael Ferreira (médico da clínica Família e Comunidade) e Dra. Shadia Sharaf (Medicina do Estilo de Vida)

  • 14h às 15h30 - Mulheres na ciência: a pesquisa contemporânea sobre maconha no Brasil
    Mediação: Larissa Gonçalves (ACuCA + Unifesp) e palestrantes: Adriana Russowsky (farmacêutica), Adriana Tucci (coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa de Cannabis Medicinal da Unifesp - GEPEC), Cecília Hedin (pesquisadora da Fiocruz), Greyce Lousana (presidente-executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - SBPPC) e Luzia Sampaio (cientista farmacêutica da UFRJ)

  • 15h45 às 17h - Ei, irmão, nunca se esqueça! - Reparação Social e a história da cannabis
    Mediação: Adriana Russowsky (farmacêutica) e palestrantes: Adriany (Marcha da Maconha), Dr. Felipe Mourão (médico), Dr. Lauro Pontes (psicólogo), Enor (Flor da Vida) e Erik Torquato Pinto (Rede Reforma)

  • 17h15 às 19h - As Flores do Bem: da descriminalização da maconha à inclusão na farmacopeia brasileira
    Palestrantes: Dr. Rodrigo Maranhão (Medicina da Família, APEPI), Estefani Santana (enfermeira Canábica), Lu Jorge (Marcha da Maconha) e Marcelo Rodrigues (Ibracam)

  • Programação musical:

  • 10h às 14h - Discotecagem;
    14h às 17h – DJ Juba Garcia;
    17h00 às 17h30 – Pocket Show Vela (Seiva Roxa);
    17h30 às 20h – DJ Dandy;
    20h às 21h – Tributo Bob Marley - Gibi Wagner (vocal) / Bruno Graveto (bateria - Charlie Brown Jr. / Jr. Rivera (guitarra) / Vini Costa (baixo - Bula/Ska-Su);
    21h – DJ Fabio Abrão.


Domingo - 04/08

  • Palestras:

  • 10h às 11h: O Associativismo canabico e a luta das mulheres em prol da saúde da família e da comunidade.
    Mediação: Larissa Gonçalves (ACuCA + Unifesp) e palestrantes: Caroline Campagnone (AME-C), Cidinha (Cultive), Emília (Instituto Viver Italo), Nadhusca (NaLu) e Neide (Acolher e Transformar Vidas)

  • 11h30 às 13h: Saúde Planetária e a cannabis na conexão ancestral
    Mediação: Telma Flório e palestrantes: Cintia Luah (psicóloga e facilitadora da Consciência), Eduardo Suplicy (deputado estadual), Eliana Rodrigues (professora titular na Unifesp), Erik Amazonas (Idealizador do PODICAN - Pólo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis da Universidade Federal de Santa Catarina) e Marcos Tekoa (Liderança do Povo Guarani)

  • 12h às 13h: Workshop Massoterapia canábica (palco externo)
    Palestrante: Lígia Spedaletti (massoterapeuta canábica Flor da Vida)

  • 13h45 às 14h45: Oi, prazer: Cannabis! Sexualidade e a saúde da mulher
    Mediação: Flávia Saad (JuicySantos) e palestrantes: Ana Júlia (Humora), Dra. Mariana Prado (ginecologista), Maria Eugênia (KayaMind) e Paula Vinha (nutróloga)

  • 15h às 16h30: Práticas de Cuidado e a Redução de Danos na Baixada Santista
    Mediação: Lucas Pereira e palestrantes: Helena e Gigi (Diverso+CRP), James Kava (Reaja), Marco Aurélio Mion (Adesaf) e Rodolfo (TerraCannabis)

  • 16h45 às 17h45: Temática - Prática clínica e os usos da cannabis
    Mediação: Dra. Shadia Sharaf e palestrantes: Dr. Bruno Perozzo (veterinário), Claudinei (psicólogo), Dani Lovatel (nutrição endocanabinóide) e Gabriel Barbosa (biotecnologista).

  • Programação Musical:

  • 10h às 13h – Discotecagem;
    13h às 15h30 – Coletivo Futuráfrica;
    15h30 às 18h – DJ Dandy;
    18h às 19h15 – Banda Apnea – Marcus Vinícius (vocal e guitarra) / Nando Zambelli (guitarra – Ex-Garage Fuzz) / Gabriel Imakawa (baixo) / Maurício Boka (bateria – Ratos de Porão);
    19h15 às 20h – DJ Fabio Abrão.


Ingressos


Os ingressos para o Festival Crema Cultural variam de valores, entre R$ 40 a meia até 120 o passaporte para os dois dias e podem ser adquiridos pelo site do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triângulo      Na crista da Serra elas também estão lá. Tanto as azuis, quanto as verdes e até as vermelhas,  i

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

“Desmatamento é caro, fogo é mais barato”, explica presidente do Ibama, sobre queimadas

São Paulo, Pantanal e Amazônia enfrentam aumento de queimadas; clima seco e mudanças climáticas pioram situação - foto  Marcelo Camargo/Agência Brasil Em entrevista, Rodrigo Agostinho detalha o que se sabe dos incêndios em São Paulo, Pantanal e na Amazônia Por Giovana Girardi | Edição: Bruno Fonseca   O cenário de queimadas pelo qual passa o Brasil é dramático. Mais de 15% da área do Pantanal já queimou neste ano. A Amazônia, em meio ao segundo ano consecutivo de seca, enfrenta um aumento dos focos em relação a 2023, apesar da queda do desmatamento. E São Paulo bateu o recorde de focos de calor medidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em quase trinta anos. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, por trás desses números aterradores, há uma combinação de fatores: agravamento da crise climática, desmatamento de anos anteriores, falta de conscientização e uma mudança na estratégi

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato, os humanos não fo