De exposições a oficinas, espaços artísticos da cidade enfatizam a relevância das mulheres em diversas áreas e períodos
Comemorado hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres é uma data que marca a celebração das conquistas e a luta diária em busca de conscientização, direitos e igualdade de gênero na sociedade. Ao longo dos anos, avanços seguem sendo conquistados e marcam a história de variadas formas, que se reflete na arte. Para destacar a importância dessa data, o Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, separou uma lista de dicas de programações de cultura, que abordam os temas desde identidade e cultura à influência de ancestralidades e do trabalho na vida das mulheres. Confira, abaixo, opções de atividades disponíveis:
- Museu da Diversidade Sexual | Exposição: Xirê das yabás - A Fertilidade do Mundo
No Museu da Diversidade Sexual, a exposição “Xirê das Yabás: a fertilidade do mundo” destaca a poderosa representação das mulheres negras e indígenas por meio das expressões artísticas de quatro talentosas artistas — Leaħ, Adeloyá OjúBará, May Agontinmé e Ani Ganzala. Ao explorar a estética e simbologia das Yabás, figuras femininas do Candomblé, a mostra convida os visitantes a mergulhar em uma reflexão profunda sobre identidade, cultura e a influência das religiões de matrizes afro-brasileiras.
A exibição celebra a resistência das Yabás e coloca em destaque a vitalidade das narrativas que essas figuras históricas trazem para fortalecer a sociedade contemporânea, promovendo uma conexão entre passado e presente através da arte e da espiritualidade.
Serviço
Data: até 16 de março – de terça à sábado das 10h às 18h
Local: Centro de Referência e Empreendedorismo do MDS
Endereço: Av. São Luís, n.º120 — República
Entrada gratuita
- Museu da Imigração | Visita + Oficina - Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher
No Museu da Imigração, a exposição temporária “Sombras-Luzes: Identidade na Diáspora Japonesa” ganha destaque com as artistas plásticas Cláudia Kiatake e Cristina Suzuki. Além da exposição, acontecerá uma oficina de carimbo-assinatura cujo objetivo é criar referência nas obras “Crises de Identidade” e “Eu aceito”, em que o público será estimulado a pensar em temas como criação de identidade, ancestralidade e histórias de familiares. Os participantes da oficina confeccionarão seus próprios carimbos seguindo a ideia de representação de identidade, que poderão ser impressos ainda durante a atividade.
Serviço
Data: 09 de março às 14h30
Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca | Museu da Imigração
Entrada gratuita
- Museu da Língua Portuguesa | Exposição: “Onde estão as mulheres no Museu?”
O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa também promoverá visitas temáticas especiais no Mês do Dia Internacional da Mulher. Além da exposição principal “Mulheres que trabalham: quem são, o que fazem e onde estão”, no qual o público teve a oportunidade de observar, no dia 3 de março, as diversas facetas do trabalho desenvolvido por mulheres indígenas, negras ou brancas, no dia 10, o Museu também disponibilizará visitas especiais para apreciação da exposição em destaque “Onde estão as mulheres no Museu”?, que acontecerá das 10h às 11h. Os grupos de ambos os passeios são formados no Pátio A, perto da bilheteria.
Serviço
Data: 10 de março
Local: Praça da Luz, s/n.o - Centro Histórico de São Paulo | Museu da Língua Portuguesa
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), com entrada gratuita para crianças de até 7 anos.
- Escola de Música Tom Jobim | Semana Elas & Delas 2024
A Escola de Música do Estado de São Paulo também está na rota cultural que irá homenagear as mulheres na data comemorativa. A instituição preparou uma programação especial que teve início na segunda-feira (4) e irá até sábado (9), com uma série de oficinas, apresentações e atividades com foco nas mulheres. Entre os temas que serão abordados estão a contribuição de compositoras e intérpretes, representatividade e violência contra a mulher.
Serviço
Data: 4 a 9 de março
Local: Largo General Osório, 147 - Luz | EMESP Tom Jobim
Entrada gratuita
Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é uma instituição destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.
Comentários
Postar um comentário