Pular para o conteúdo principal

Caos é generalizado no sistema prisional de SP

Marmita oferecida a policiais penais e detentos do CDP IV de Pinheiros

Peritos do Mecanismo Nacional de Combate à Tortura (MNPCT) encontraram diversas violações aos direitos humanos em dez penitenciárias de São Paulo vistoriadas pela entidade. Água com larvas, comida estragada, precariedade nas condições de higiene, falta de atendimento médico e superlotação não são exclusividade destas unidades vistoriadas. No final do ano passado, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (SIFUSPESP) encaminhou um raio-x de todas as unidades ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, denunciando a precariedade de todo o sistema prisional paulista e alertando para o caos iminente. “Essa situação não acontece só nessas dez unidades vistoriadas, o caos é generalizado. No documento, além da superlotação, da falta de servidores e de atendimento médico aos detentos, o Sindicato denunciou a precariedade da alimentação servida para todos, inclusive aos servidores. Infelizmente, nada disso é novidade para quem atua no sistema. O governo de São Paulo foi avisado sobre essa situação alarmante, mas não fez nada para mudar essa realidade. Este novo documento do MNPCT só reforça as denúncias que já havíamos feito”, explica o presidente da entidade, Fábio Jabá.

Neste ano, o SIFUSPESP continuou denunciando irregularidades nas unidades prisionais, como as encontradas no CDP IV de Pinheiros, que sofre com a falta de água, luz, kits de higiene, medicamentos e atendimento médico às dezenas de presos que chegam feridos na unidade. O local tem capacidade para 566 pessoas, mas abrigava 1.000 em 27 de outubro. “A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) alegou que a alimentação é balanceada e que o cardápio é elaborado por nutricionistas, mas basta ver uma marmita em qualquer um dos 182 presídios paulistas para saber que isso é mentira”, completa o presidente do SIFUSPESP.

Vaquinha e falta de verba
O sucateamento das unidades é tamanho que o Sindicato recebe regularmente denúncias de que servidores, como os das unidades de Iperó e Ribeirão Preto, estão fazendo ‘vaquinhas’ para comprar alimentos porque não conseguem comer o que é servido pelo Estado. “Em meio a essa série de denúncias e problemas, o governador tirou R$ 27 milhões da SAP para destinar à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quem paga essa conta, mais uma vez, é toda a sociedade”, reclama Jabá.

Estado de coisas inconstitucional
Em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para declarar o estado de coisas inconstitucional no sistema penitenciário brasileiro. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, ação que está sendo analisada pelo STF, exige do governo federal a elaboração de um plano para melhorar a situação das unidades prisionais. Esse termo, “estado de coisas inconstitucional” define uma situação generalizada de violação de direitos no sistema prisional brasileiro.


Alimentação servida na penitenciária Venceslau 2

Segundo o SIFUSPESP, desde o início da ação, em 2015, a situação piorou em São Paulo. Superlotação das unidades; falta de médicos e profissionais de saúde; falta de kits de higiene, de medicação e inadequação de espaços de acordo com a finalidade são alguns dos problemas que transformaram os presídios paulistas em uma “máquina de moer pessoas”. “Isso afeta diretamente a segurança pública e massacra o servidor, que é o contato direto dos presos com o Estado. Os casos de motins e agressões a servidores vêm crescendo. No final de setembro, um servidor foi ferido com um objeto metálico na cabeça após ser feito refém durante um motim seguido de fuga. Menos de 1 mês depois, presos de Avanhandava fizeram outro motim. Esses casos vão escalar e quem vai sofrer as consequências é o servidor e toda a sociedade. Muitos policiais penais são agredidos e até mortos em emboscadas armadas no caminho entre suas casas e seu local de trabalho. Isso está diretamente ligado ao sucateamento dos presídios e, para piorar, o sindicato que é uma instituição que fiscaliza as condições de trabalho da categoria está proibido, pela direção da SAP, de entrar e fiscalizar as unidades”, afirma.

Além da vistoria feita pelo Mecanismo Nacional de Combate à Tortura (MNPCT), a ADPF 347 aponta a urgência de garantir direitos como o obedecimento à lotação máxima das unidades, condições de salubridade, higiene e acesso à saúde nos presídios de São Paulo. “Hoje temos celas superlotadas, com até o triplo de presos em comparação à capacidade real. Como ressocializar uma pessoa dessa forma? Todas essas observações são reivindicações que o SIFUSPESP vêm apresentando há anos. Queremos que todos os direitos sejam garantidos: os dos presos, dos servidores e o da sociedade. Hoje, nenhum deles é respeitado pelo Governo de São Paulo”, completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP