Pular para o conteúdo principal

CPI da Alesp investiga atuação do Procon-SP e da Polícia Civil no combate aos golpes financeiros



Instituições bancárias, lojistas e consumidores. Desde a criação da transferência via PIX, todos estes têm sofrido com crimes de estelionato frequentemente. Pensando nisso, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável pela investigação de golpes com PIX e cartões de crédito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo convocou, para esclarecer as principais medidas de defesa ao consumidor, o diretor-executivo do Procon-SP (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), Luís Orsatti Filho, e, para explicar o processo de combate aos criminosos, o delegado titular da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, Carlos Afonso Gonçalves da Silva.


De acordo com o presidente do colegiado, Itamar Borges (MDB), ouvir dois profissionais qualificados na luta contra os golpes financeiros com PIX e cartões é de suma importância para o propósito da CPI: formular novas políticas públicas úteis no combate aos estelionatos. "A partir dos relatos realizados aqui, esperamos extrair os principais aspectos que podem ser remediados por meio de novas leis, que cabe a nós [deputados] elaborar no Parlamento", disse.

Defesa do consumidor

O primeiro a discursar para os parlamentares da Assembleia foi Luís Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP. Entre seus relatos, Luís destacou que 11% das reclamações dos consumidores ao órgão em 2022 tratavam de golpes com pix e clonagem de cartões, e esse número só aumenta a cada mês, desde então.

Orsatti também aponta que, dentro do Procon, existe um segmento específico para atender o consumidor acerca de assuntos financeiros, incluindo os golpes em pagamentos com PIX e cartões de instituições financeiras. "Infelizmente, o Procon não pode atuar na criminalização de transferências, mas pode contribuir com investigações. Nossa diretoria de fiscalização tem o dever de autuar os fornecedores quando identificadas as fraudes. No ano de 2020, por exemplo, um golpe de mais de 2 milhões de reais no aplicativo IFood foi revertido judicialmente através das medidas do Procon", esclareceu o diretor.

Combate aos golpes

Já a fim de relatar o enfrentamento dos crimes virtuais de estelionato, foi chamado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado titular da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo. De acordo com ele, os golpes financeiros são os crimes que mais aumentam no meio virtual. Segundo os dados mais recentes da Polícia Civil, apresentados durante a reunião, a frequência desse tipo de ilegalidade cresce em cerca de 38% ao ano.

"Nossa divisão foi criada apenas em outubro de 2020, justamente para apurar crimes que abusam da tecnologia. Em média, realizamos uma operação policial por dia desde a inauguração e, até o momento, recuperamos mais de 66 milhões de reais das vítimas de golpes financeiros cibernéticos", afirmou Carlos.

Quando questionado sobre o método utilizado pela Polícia Civil nas investigações, o delegado as descreveu como "baseadas na inteligência e na verificação de informações". Ainda em sua fala, Carlos afirmou que, por meio desses processos, os policiais identificam se, de fato, existe o crime cibernético denunciado, assim como seu grau de urgência. "O valor de impacto, para nós, é o mais importante. Um idoso que toma um golpe de milhares de reais e não consegue mais comprar medicamentos, por exemplo, seria prioridade em relação a uma instituição financeira que, eventualmente, receberia uma compensação por um possível golpe", explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP