Pular para o conteúdo principal

Redução de danos e descriminalização pautam audiência da CPI do Crack em Santos



A CPI da Epidemia do Crack, em funcionamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promoveu nesta segunda (21) uma audiência pública na Câmara Municipal de Santos, Litoral paulista. Sob a presidência do deputado estadual Paulo Correa Jr (PSD), o debate reuniu especialistas em Saúde e agentes públicos da Segurança do Estado.


"Estamos realizando pela primeira vez uma reunião da CPI itinerante. Claro que estaremos em outras regiões do Estado, também, fazendo [esse tipo de evento]", explicou o presidente, Correa Jr.

Apresentações e posicionamentos

Fabio Mesquita e Luciana Togni Surjus, doutores em Saúde Pública e Coletiva, respectivamente, sugeriram estratégias de redução de danos para o enfrentamento governamental à proliferação do consumo de crack no Estado de São Paulo.

Entre as sugestões, estão salas de uso seguro mantidas pelo Governo, treinamento de pessoas da comunidade em que os dependentes estejam inseridos, criação de abrigos com serviços como banho, alimentação e atendimento médico (conhecidos como drop-in centers) e tratamento com base em evidências científicas.

"O que a gente faz é apologia ao cuidado. É trazer as pessoas para perto, estabelecer uma relação de confiança. Não é ideologia, não é demagogia. Isso é factível, dá resultado" declarou Surjus.

"Objetivo é minimizar o estigma das pessoas que usam drogas, ampliar a participação e protagonismo dos usuários, favorecer o desenvolvimento de perspectivas futuras e ampliar oportunidades de trabalho, que geralmente são restritas ao mercado das drogas", completou a especialista. Ela coordena um projeto de redução de danos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) envolvendo usuários de drogas em Santos.

Já os delegados de polícia civil Luis Carlos do Carmo, Ruy Ferraz Fontes e Fabiano Barbeiro manifestaram preocupação quanto ao julgamento pelo STF da descriminalização de drogas no Brasil. A constitucionalidade da criminalização do porte de drogas para consumo próprio está em debate na Corte.

"É um risco enorme fazer a liberação neste momento. Estamos liberando a droga, e não a venda. Como é que não posso considerar consumo lícito se tenho a distribuição ilícita?" indagou Fontes, ex-delegado-geral da Policia Civil paulista e que já atuou em operações policiais na cracolândia.

Traficante x usuário

Não obstante o receio da descriminalização, os três delegados ressaltaram que é sempre crucial diferenciar traficante e usuários de drogas. "Nós respeitamos os dependentes [químicos]. São pessoas que dependem do nosso apoio e não da repressão", complementou Fontes.

Neste ponto, os deputados Delegado Olim (PP), que é relator da CPI, e Paula da Bancada Feminista (PSOL) também acabaram convergindo no tocante a essa diferenciação.

"Para mim, é fundamental que a gente consiga ter uma forma melhor de identificar quem é traficante e quem é o usuário", afirmou a deputada. "Não podemos misturar o traficante com o usuário. A polícia inteligente é aquela polícia de ponta que tenta pegar o traficante antes de chegar na cracolândia", sublinhou o relator.

Monitoramento de cenas abertas

O coronel PM Leandro Pereira de Lima apresentou dados sobre o monitoramento das cidades onde existe uso de entorpecentes em espaços públicos.

Sete das 24 cidades sob responsabilidade do Comando de Policiamento do Interior (CPI6) na Baixada Santista e Vale do Ribeira registram cenas abertas totalizando aproximadamente 400 usuários. "São todos criminosos? De forma alguma. São pessoas que precisam de ajuda", ressaltou o militar.

Titulares presentes

Também participaram da audiência em Santos os deputados Simão Pedro (PT), Lucas Bove (PL) e Guto Zacarias (União Brasil).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP