Reformar a casa está pelo menos 5,31% mais caro, em média, ao menos em alguns itens como tintas e vernizes. Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa (NIP) da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, constatou diferenças de até 137,87% para um mesmo tipo de produto. A lata de Verniz SPARLACK - Extra Marítimo - brilhante - 900 ml, por exemplo, foi encontrada por R$ 55,90 em um estabelecimento e a R$ 23,50 em outro - uma diferença em valor absoluto de R$ 32,40.
Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas online deste ano com a do ano passado, constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio de 5,31%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE para o período analisado registrou variação de 4,12%.A pesquisa, feita com o objetivo de oferecer uma referência de preço ao consumidor, envolveu um total de 53 itens de diferentes fabricantes de massas (acrílica e corrida), tintas (acrílica, esmalte e látex), verniz e folha de lixa.
Os técnicos da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor efetuaram a coleta de preços entre os dias 18 a 20 de julho de 2023, em cinco sites comerciais das principais redes do varejo que vendem e entregam em todo o Estado de São Paulo.
Veja aqui a pesquisa completa.
Dicas ao consumidor
Antes de comprar, é interessante fazer uma lista detalhada dos itens que pretende adquirir; além de pesquisar – tanto o preço, quanto a qualidade – em sites e folhetos/anúncios publicitários de diferentes estabelecimentos.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, tudo que for prometido na oferta de produtos deverá ser cumprido, caso contrário o consumidor poderá optar entre exigir o cumprimento da oferta; escolher outro produto equivalente ou cancelar o contrato com o reembolso dos valores pagos, a depender da análise da cada situação.
Nas compras online o prazo de desistência da compra é de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Para maior segurança, se for cancelar a compra o consumidor deve formalizar por escrito.
No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria.
Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.
Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante, caso você precise fazer valer seus direitos e formalizar uma reclamação.
Assessoria de Imprensa | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br | (11) 3824-7277 / 7276 / 7168
Ricardo Muza | (11) 9 9963-1648 | ricardo.muza@procon.sp.gov.br
Sobre o Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de S. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização e oito unidades regionais, atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas, além de realizar atendimento presencial em algumas unidades do Poupatempo e Delegacias de Polícia na Capital. Em 2022, o Procon-SP recebeu mais de 740 mil reclamações, das quais em torno de 80% foram solucionadas por meio de ações de mediação que oferece aos consumidores. Também realiza de ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e todo seu atendimento é feito de forma gratuita para todos os cidadãos residentes no estado de São Paulo. Visite nosso site Link.
Comentários
Postar um comentário