Pular para o conteúdo principal

‘Capital do Amendoim’: Jaboticabal conquista o mundo com produção passada de pai para filho



A origem do nome de Jaboticabal deriva, como parece óbvio, de um bosque de jabuticabeiras nativas existente no primeiro perímetro demarcado do município. Voltando um pouco mais no tempo, a palavra jabuticaba é originária da língua tupi. Iaouti kaua significa “fruto de que se alimenta o jabuti” ou “frutas em botão”. Com essa identificação ancestral, era de se esperar que a cidade de pouco mais de 70 mil habitantes fosse o berço da saborosa frutinha. Mas é aí que podemos nos surpreender! Pela Lei 16.640/18, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o lugar de destaque no Interior paulista recebeu oficialmente o título de Capital...do Amendoim.


Quem é da terra e conhece a história da produção desse item tão brasileiro e sul-americano – provavelmente apresentado pelas mãos dos povos originários indígenas – não se assusta com isso. Pelo contrário, se enche de orgulho para mostrar que a sua produção persistiu à concorrência de outras culturas e ganhou o mundo.


Cultura tradicional no Brasil, o amendoim já era produzido comercialmente desde 1950. A região de Jaboticabal despontava com o know-how de seus produtores, que detinham conhecimento sobre o manejo da cultura, reconhecida como altamente exigente em cada etapa de seu desenvolvimento. As práticas eram passadas de pai para filho, e até meados da década de 1970, o amendoim dividia espaço com café, arroz, milho, soja, algodão e a cana, destinada à produção de açúcar por várias usinas.


Com o passar dos anos, a soja foi avançando em área e tecnologia, e a partir da década de 1970, com o advento do pró-álcool, cresceu a demanda por cana-de-açúcar. Dessa forma, o amendoim, produto símbolo de prosperidade na cidade até então, perdeu espaço na lavoura. Para se ter uma ideia, em 1972, a produção do ano inteiro chegava a 952 mil toneladas. Em 1988, ela não ultrapassava 200 mil toneladas.


Contudo, avaliando a configuração das lavouras, os produtores locais passaram a considerar que a rotação de culturas amendoim/cana-de-açúcar poderia tornar-se um grande diferencial competitivo. A prática não era nova, mas existia somente em pequena escala. Aproveitando o quinto ou sexto corte para a reforma dos canaviais, uma média de 15% das áreas de cana poderia ser utilizada para o amendoim.


Tradição


Em Jaboticabal, o amendoim era uma tradição passada de pai para filho. Entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980, a Cooperativa Agroindustrial (Coplana) – entidade formada por produtores locais - recebia seus primeiros sacos de amendoim em um barracão do município. “A atividade demandava muita mão de obra, onde o pé de amendoim era arrancado do solo à mão e virado para que o sol secasse as vagens. A colheita era realizada por pequenos produtores rurais”, conta Lucas Ramos Neto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal.


Ainda de acordo com ele, a cultura do amendoim fez muita diferença, não somente para o produtor rural, mas para a sociedade local e toda a região. “A cultura do amendoim se tornou a segunda atividade econômica mais importante do município, depois da cana. Isso gerou empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação e trazendo prosperidade”, acrescenta Ramos Neto.


Global


Já na década de 1990, a Coplana importou os primeiros atracadores dos EUA, trazendo a mecanização e a profissionalização ao setor. Assim, novas variedades de amendoim, adaptadas e mais produtivas, foram desenvolvidas. Em 2000, o amendoim destes produtores cooperativistas abria o mercado brasileiro para o Exterior, atendendo mercados como a União Europeia. No ano de 2010, veio a primeira auditoria da BRCGS [Brand Reputation Compliance Global Standard], certificação com reconhecimento global para a segurança do alimento. Isso garantiu a manutenção das exportações do amendoim de Jaboticabal.


Atualmente, o cenário segue positivo e em constante crescimento. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo aponta que a safra 2022/2023 de amendoim tem estimativa de 25% de aumento na região em relação à safra anterior. Segundo a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], a produção de amendoim em casca na safra 2022/2023 em São Paulo foi de 788 mil toneladas, enquanto a produção brasileira atingiu 893 mil toneladas. O Estado segue como principal produtor no País, com 88% do volume total.


Exportações


No que diz respeito às exportações, em 2022 registrou-se um recorde de 297 mil toneladas exportadas, representando um crescimento de 12,5% em relação a 2021. São Paulo é responsável por mais de 95% das exportações de amendoim e óleo no Brasil. E Jaboticabal tem papel importante nisso.


Da lavoura ao laboratório


O município também é responsável por um importante evento científico nacional relacionado ao amendoim. Há quase duas décadas, Jaboticabal sedia o “Encontro sobre a Cultura do Amendoim”, promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), da Unesp. Para aproximar o evento da população e do produtor rural, em 2020, a universidade uniu-se à Cooperativa e a diversos membros da cadeia produtiva. Nascia, em agosto de 2020, a “Feira Nacional do Amendoim”, evento que reúne em um só lugar, o encontro técnico-científico, uma feira de negócios, shows musicais e gastronomia à base de amendoim. Este ano, ela acontece entre os dias 9 a 11 de agosto.


Texto: Fábio Gallacci



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP