Pular para o conteúdo principal

Maternidade Municipal de Peruíbe é referência em assistência humanizada ao parto


O momento do parto é cercado de alegrias e expectativas, mas também dúvidas e anseios. Dessa forma, profissionais capacitados, ambiente agradável e a presença de um acompanhante são aspectos essenciais para proporcionar uma experiência especial às futuras mamães.
 
É com esse pensamento que a Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura do município, é referência para a região e para as cidades de Itariri e Pedro de Toledo. Com mais de 625 partos realizados em 2022, a unidade se destaca por oferecer uma assistência acolhedora e técnicas humanizadas.


Dados divulgados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), indicam que Peruíbe possui o menor coeficiente de mortalidade infantil entre os nove municípios da Baixada Santista, com uma taxa de 4,8. As informações foram contabilizadas entre janeiro e junho de 2023.

Nesse sentido, a enfermeira obstetra Monique Fernandes Liscio explica como o trabalho desenvolvido na unidade contribui para esse resultado tão importante. Segundo ela, a informação e o acolhimento são fundamentais para orientar as gestantes em relação aos direitos, riscos e benefícios da escolha de via de parto, bem como incentivar o parto normal e a amamentação.

“Após o parto realizamos contato pele a pele imediato, o que estimula a amamentação e aumenta a chance de sucesso em nutrir de forma adequada esse bebê. Todas as parturientes são informadas sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de vida ou mais”.

Entre os diferenciais da maternidade, a enfermeira cita as duas salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto imediato), onde são realizados cerca de 40 partos mensais nos casos em que não há indicação de cesárea. No local, gestante e acompanhante são assistidos em tempo integral por uma enfermeira obstetra e equipe técnica de enfermagem. 

Os profissionais utilizam técnicas não farmacológicas para para alívio da dor e relaxamento, sempre priorizando o protagonismo e as escolhas da paciente. “A parturiente segura e relaxada tem um aumento de ocitocina e de entrega durante o trabalho de parto o que é essencial para uma boa evolução”.


Para isso, o quarto é equipado com cama articulada para assistência na posição de escolha da paciente; aparelhos como bola suíça, espaldar e balanço pélvico; banheiro com chuveiro; iluminação com controle de claridade; difusor para aromaterapia; e berço aquecido para atendimento do recém-nascido, caso seja necessário algum suporte ou reanimação.

Foi nesse cenário que Lays Cristina Souza, de 29 anos, deu à luz o terceiro filho, Leonardo, por meio de um parto normal na sala PPP da Maternidade Municipal de Peruíbe. A paciente conta que foi acolhida com respeito e carinho desde a recepção da unidade.

Acompanhada pela mãe, ela afirma ter sido fundamental contar com o suporte de todos que estavam presentes. “Me surpreendi com a equipe que me deu todo o apoio do início ao fim do parto, como desejado e da maneira que eu quis”.

Após o parto, mãe e filho permanecem juntos, estimulando o vínculo materno. Algumas horas depois, ambos são encaminhados para o alojamento conjunto.

“O parto em si já é transformador na vida da família envolvida, ter uma maternidade bem equipada, com profissionais habilitados, atualizados e respeitosos contribui ainda mais para uma transformação positiva e é isso que promovemos na nossa maternidade – segurança, informação, qualidade e respeito”, finaliza a enfermeira obstetra Monique.



Sobre o CEJAM

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.

 

Texto: CEJAM
Fotos: Comunicação - Prefeitura Municipal de Peruíbe 




Comentários

Anônimo disse…
Orgulho de fazer parte desse rime e de ter participado do parto do lindo Léo . Fazer a diferença na vida das pessoas por meio do amor e do trabalho bem feito é motivo de orgulho e gratidao .

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...