Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Academia Peruíbense de Letras recebe palestra gratuita sobre saúde mental, filosofia e superação

    September 19, 2026

    Peruíbe vira capital do churrasco de 18 a 20 de Setembro com o evento ‘O Burning Fest’

    September 18, 2026

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    September 4, 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram WhatsApp
    jornalbemtevi.com.brjornalbemtevi.com.br
    • Capa
    • Jornal Impresso
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    jornalbemtevi.com.brjornalbemtevi.com.br
    Home»cultura»Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape celebra a cultura tradicional em junho
    cultura

    Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape celebra a cultura tradicional em junho

    Jornal BemteviBy Jornal BemteviJune 15, 2023Updated:July 22, 2026No Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O mês de junho será animado na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Além das celebrações dedicadas à cultura tradicional, a unidade realiza a Mostra de Processos, evento especial que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos aprendizes durante o 1º semestre, desde exposições até apresentações musicais.

    No sábado, 17/06, acontece o Encontro de Escolas e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira que terá palestras e bate-papos das 9h às 17h. A ação busca promover o diálogo e a troca de experiências entre professores e gestores de escolas públicas do Vale do Ribeira que desenvolvem práticas pedagógicas com foco na valorização dos povos e das comunidades tradicionais da região. O objetivo é reconhecer o papel da diversidade cultural no ensino como forma de combate à discriminação social e racial de grupos étnicos.


    O evento é resultado de uma parceria entre a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape com o NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras) e o NEPE/UFABC (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Escola) das respectivas universidades. Durante a programação o público poderá acompanhar conversas sobre a cultura caiçara, ribeirinha, quilombola e indígena a partir do contexto educacional proposto por escolas de Iguape, Eldorado, Registro, Ilha Comprida e Pariquera Açu. Profissionais das escolas dessas cidades estarão na Fábrica para falar sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem pensando na diversidade do território. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.

    Logo depois, terá início a Festa Junina da Fábrica com uma agenda pra lá de especial. Às 17h, a Cia. Burucutu apresenta o espetáculo Menina Rabeca: onde vive o mar, produção que trata de temas da cultura caiçara com música ao vivo, desafios, danças e cantorias para mostrar a relação entre a mulher, a rabeca e o mar. Um pouco depois, às 18h, acontece a Erguida de Bandeira com a participação do grupo Fandango do Prelado que retoma uma antiga tradição das comunidades da região.

    E a festa segue com a apresentação do grupo de forró Pé de Manacá que subirá ao palco às 18h30 para levar a sonoridade da rabeca junto à presença marcante do coro feminino, destacando a história do forró pé-de-serra. As músicas autorais do grupo trabalham com ritmos variados, entre o forró, coco, xote, baião, galope e o baianá. Para finalizar a festa, o Grupo de Fandango do Rocio, composto por moradores do bairro do Rocio, em Iguape, que aprenderam a tocar e cantar o Fandango com seus pais e avós, se apresentará às 20h colocando todo o público para dançar.


    Venha ver!

    De 28 de junho a 1º de julho, toda a comunidade iguapense poderá ver os trabalhos que os aprendizes inscritos nas Trilhas e Ateliês da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape desenvolveram ao longo deste semestre. A Mostra de Processos de Iguape faz parte de uma ação artístico-pedagógica realizada semestralmente em todas as unidades do programa. Confira os destaques:

    As atividades irão acontecer das 18h às 21h, de terça a sábado, começando com Espaço 4. 0 com games produzidos pelos aprendizes e que serão usados pelo público na prática. Já a ação Encanto de Cordel, desenvolvida em parceria com a equipe da Bibliotech, propõe uma aproximação da arte de cordel tradicional nordestina com a realidade iguapense.

    Também vai acontecer duas exposições: Do Hip Hop ao Graffiti com painéis suspensos que retratam imagens do cotidiano da arte urbana observado pelos aprendizes do ateliê de Hip Hop Graffiti durante o semestre; e Fotográfica Multimeios que apresenta fotografias abstratas de lugares e pessoas de Iguape. Para saber a agenda completa, acesse o site das Fábricas de Cultura.


    SERVIÇO:

    Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

    Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300


    Cultura Tradicional


    ENCONTRO DE ESCOLAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA

    17/6, sábado, das 9h às 17h | Livre | Presencial

     

    Cultura Tradicional

    FESTA JUNINA DA FÁBRICA

    17/6, sábado, das 17h às 21h30 | Livre | Presencial


    MOSTRA DE PROCESSO DE IGUAPE


    De 28/6 a 01/7 | das 18h às 21h | Livre | Presencial



    ————-


    Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h


    Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.


    Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30


    Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)


    Sábados, das 9h às 17h


    Domingos, das 12h às 17h


    *Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.


    Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.


    Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.

    *Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.


    Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco tem rampa de acesso e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

    ——

    SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA


    As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.


    SOBRE A POIESIS


    A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


     

    Post Views: 9
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Jornal Bemtevi
    • Website

    Related Posts

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    September 4, 2026

    Instituto Xamânico recebe comitiva Huni Kuin para cerimônia tradicional em Peruíbe

    August 20, 2026

    Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

    June 2, 2026

    Peruíbe inaugura Casa das Culturas e consolida quarteirão dedicado às artes

    May 7, 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Ultimas Notícias
    Artigo

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    September 4, 2026
    cultura

    Instituto Xamânico recebe comitiva Huni Kuin para cerimônia tradicional em Peruíbe

    August 20, 2026
    cultura

    Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

    June 2, 2026
    Casa de Culturas

    Peruíbe inaugura Casa das Culturas e consolida quarteirão dedicado às artes

    May 7, 2026
    cultura

    Mentorias e oficinas gratuitas chegam ao interior de São Paulo para ampliar acesso a recursos culturais

    April 23, 2026
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Evento

    Academia Peruíbense de Letras recebe palestra gratuita sobre saúde mental, filosofia e superação

    By Jornal BemteviSeptember 19, 20260

    Prof. Gabriel Sutil apresenta “Como emagreci 53 kg e venci a depressão” na terça-feira (22),…

    Peruíbe vira capital do churrasco de 18 a 20 de Setembro com o evento ‘O Burning Fest’

    September 18, 2026

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    September 4, 2026

    Aposentados isentos de IPTU em Peruíbe têm até 30 de setembro para se recadastrar

    September 4, 2026

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Editors Picks

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    September 4, 2026

    Instituto Xamânico recebe comitiva Huni Kuin para cerimônia tradicional em Peruíbe

    August 20, 2026

    Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

    June 2, 2026

    Peruíbe inaugura Casa das Culturas e consolida quarteirão dedicado às artes

    May 7, 2026
    Top Reviews

    Família Águia Vermelha transforma rezos ancestrais em álbum autoral em Santos

    By Jornal Bemtevi

    Instituto Xamânico recebe comitiva Huni Kuin para cerimônia tradicional em Peruíbe

    By Jornal Bemtevi

    Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

    By Jornal Bemtevi
    jornalbemtevi.com.br
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo YouTube
    • Capa
    • Jornal Impresso
    • Política de Privacidade
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.