Pular para o conteúdo principal

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape celebra a cultura tradicional em junho


O mês de junho será animado na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Além das celebrações dedicadas à cultura tradicional, a unidade realiza a Mostra de Processos, evento especial que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos aprendizes durante o 1º semestre, desde exposições até apresentações musicais.

No sábado, 17/06, acontece o Encontro de Escolas e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira que terá palestras e bate-papos das 9h às 17h. A ação busca promover o diálogo e a troca de experiências entre professores e gestores de escolas públicas do Vale do Ribeira que desenvolvem práticas pedagógicas com foco na valorização dos povos e das comunidades tradicionais da região. O objetivo é reconhecer o papel da diversidade cultural no ensino como forma de combate à discriminação social e racial de grupos étnicos.


O evento é resultado de uma parceria entre a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape com o NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras) e o NEPE/UFABC (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Escola) das respectivas universidades. Durante a programação o público poderá acompanhar conversas sobre a cultura caiçara, ribeirinha, quilombola e indígena a partir do contexto educacional proposto por escolas de Iguape, Eldorado, Registro, Ilha Comprida e Pariquera Açu. Profissionais das escolas dessas cidades estarão na Fábrica para falar sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem pensando na diversidade do território. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.

Logo depois, terá início a Festa Junina da Fábrica com uma agenda pra lá de especial. Às 17h, a Cia. Burucutu apresenta o espetáculo Menina Rabeca: onde vive o mar, produção que trata de temas da cultura caiçara com música ao vivo, desafios, danças e cantorias para mostrar a relação entre a mulher, a rabeca e o mar. Um pouco depois, às 18h, acontece a Erguida de Bandeira com a participação do grupo Fandango do Prelado que retoma uma antiga tradição das comunidades da região.

E a festa segue com a apresentação do grupo de forró Pé de Manacá que subirá ao palco às 18h30 para levar a sonoridade da rabeca junto à presença marcante do coro feminino, destacando a história do forró pé-de-serra. As músicas autorais do grupo trabalham com ritmos variados, entre o forró, coco, xote, baião, galope e o baianá. Para finalizar a festa, o Grupo de Fandango do Rocio, composto por moradores do bairro do Rocio, em Iguape, que aprenderam a tocar e cantar o Fandango com seus pais e avós, se apresentará às 20h colocando todo o público para dançar.


Venha ver!

De 28 de junho a 1º de julho, toda a comunidade iguapense poderá ver os trabalhos que os aprendizes inscritos nas Trilhas e Ateliês da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape desenvolveram ao longo deste semestre. A Mostra de Processos de Iguape faz parte de uma ação artístico-pedagógica realizada semestralmente em todas as unidades do programa. Confira os destaques:

As atividades irão acontecer das 18h às 21h, de terça a sábado, começando com Espaço 4. 0 com games produzidos pelos aprendizes e que serão usados pelo público na prática. Já a ação Encanto de Cordel, desenvolvida em parceria com a equipe da Bibliotech, propõe uma aproximação da arte de cordel tradicional nordestina com a realidade iguapense.

Também vai acontecer duas exposições: Do Hip Hop ao Graffiti com painéis suspensos que retratam imagens do cotidiano da arte urbana observado pelos aprendizes do ateliê de Hip Hop Graffiti durante o semestre; e Fotográfica Multimeios que apresenta fotografias abstratas de lugares e pessoas de Iguape. Para saber a agenda completa, acesse o site das Fábricas de Cultura.


SERVIÇO:

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300


Cultura Tradicional


ENCONTRO DE ESCOLAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA

17/6, sábado, das 9h às 17h | Livre | Presencial

 

Cultura Tradicional

FESTA JUNINA DA FÁBRICA

17/6, sábado, das 17h às 21h30 | Livre | Presencial


MOSTRA DE PROCESSO DE IGUAPE


De 28/6 a 01/7 | das 18h às 21h | Livre | Presencial



-------------


Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h


Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.


Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30


Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)


Sábados, das 9h às 17h


Domingos, das 12h às 17h


*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.


Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.


Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.


*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.


Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco tem rampa de acesso e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

------


SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA


As Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.


SOBRE A POIESIS


A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP