Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: campanha alerta para que mulheres e homens cuidem da saúde das mamas

Criado nos anos de 1990 para inspirar pessoas a se conscientizaram sobre o câncer de mama, "Outubro Rosa" é um movimento global que ano após ano ganha notoriedade e tem sido importante incentivador na busca pela prevenção.


Mesmo afetando principalmente mulheres com mais de 50 anos, a doença também atinge homens e homens trans. A campanha também propõe maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e ajuda na redução da mortalidade pela doença. Por isso, as iniciativas em favor da atenção com o próprio corpo e o cuidado com a saúde das mamas são importantes e devem ser priorizadas sempre.

De acordo com os últimos indicadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil até o final deste ano. Resultante do descontrole da multiplicação das células mamárias, a doença pode ocorrer por diversas causas, desde fatores genéticos e causas externas que podem ser desencadeadores de tumores. Especialistas destacam fatores de risco maior, como idade acima de 65 anos, mutações genéticas herdadas, dois ou mais parentes de primeiro grau com doença anterior e mamas pós-menopáusicas. Além disso, outros fatores de risco também são considerados desde o grau de parentesco com outros familiares afetados pelo câncer de mama até pacientes expostos a doses de radiação na mama.

Exames preventivos não podem ser deixados de lado



Na luta contra a doença, os exames preventivos são fundamentais e baixa procura pela mamografia preocupa as autoridades, já que o exame é considerado o método mais eficaz para detecção de microcalcificações aglomeradas, sendo imprescindível para atenção com a saúde das mamas, mas segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares.

Outro indicador preocupante é o do DataSus, que aponta que mais um milhão de mulheres deixaram de fazer seus exames em 2020 e segundo o "Radar do Câncer", desenvolvido pelo Instituto Oncoguia, em 2020, houve uma queda de 50% de mamografias realizadas em comparação com 2019. Uma das ferramentas mais indicadas para detecção precoce do câncer de mama: a mamografia é considerada imprescindível para o calendário de jornada de cuidados das mulheres a partir dos até os 40 anos. Ela não substitui o físico, mas pode ser decisivo para o desfecho clínico em caso de detecção de anormalidades.

Outros exames também são importantes nesta jornada, como a ultrassonografia e ressonância magnética - complementares à mamografia e podem ser indicadas para pacientes mais jovens, com mamas naturalmente mais densas, já que nestes casos a mamografia pode ter maior dificuldade de detectar eventuais nódulos. A ultrassonografia também colabora nos casos em que a mamografia pode ser inconclusiva devido à presença de um tumor.

Além disso, mesmo com a campanha focada nas mulheres, homens também apresentam quadro clínico da doença. Hoje, 1,2% dos casos de câncer de mama é masculino. As principais vítimas são homens com mais de 50 anos, e pode ser mais frequente em pacientes com famílias com casos de câncer de mama e de ovário. Como também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena, e podem ser diagnosticados. Os números do Instituto Nacional do Câncer mostram que cerca de quatro a cada cinco casos da doença em homens ocorrem após os 50 anos. Por isso, a prevenção e o cuidado com a saúde das mamas devem ser práticas de todos.

Assim como nas mulheres, o tratamento do câncer de mama em homens também depende da fase em que a doença é descoberta e do tipo de tumor encontrado. Além disso, a recomendação de tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, de acordo com o caso.

Cuidado com a alimentação é essencial



Além das campanhas para o diagnóstico precoce com o autoexame e mamografia, o Outubro Rosa também acende o alerta para a integração de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia apenas na prevenção, mas também no prognóstico do câncer. Um artigo publicado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO), feito a partir da observação da composição corporal de pacientes e da prática de atividades físicas, apontou evidências quanto à importância do controle de peso e de exercício na prevenção e no controle do câncer de mama.

A médica endocrinologista do Grupo Sabin, Dra. Talita Cordeschi, destaca que, além deste, há diversos estudos científicos que evidenciam que pacientes acima do peso na pós-menopausa podem apresentar maior risco de desenvolver câncer de mama. Outras pesquisas relacionam a obesidade ao aumento do risco de recorrência do câncer de mama e mortalidade de mulheres na pré e pós-menopausa. "Também existem evidências apontando como o sedentarismo pode ser fator de risco para a incidência do câncer de mama e até mesmo óbito. Por isso, é tão importante adotar uma rotina mais saudável, investir em atividades físicas e manter uma alimentação mais balanceada. É uma combinação que pode contribuir para melhorar resultados de pacientes em tratamento, reduzir índices de obesidade e combater o sedentarismo", observa. A especialista revela ainda que obesidade e sobrepeso estão associados a um risco até duas vezes maior de câncer de mama na pós-menopausa.

As evidências apresentadas no estudo levaram o American Cancer Society a produzir diretrizes para nutrição e atividades físicas aos sobreviventes de câncer e receberam a chancela da médica. "Fazer uma redução de ingestão de alimentos processados e do consumo de bebidas alcóolicas e açucaradas; aumentar atividade física e incluir, se possível, exercícios de resistência; limitar o consumo de carne vermelha; aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos, são medidas essenciais", concluiu.

Serviço: O Grupo Sabin dispõe de um portfólio com mais de 3.500 serviços de saúde, dentre eles, a mamografia convencional e a mamografia digital, além da ultrassonografia e ressonância magnética. Durante todo o mês haverá pacotes especiais para a realização de exames de análises clínicas e imagens. Para conferir todos os detalhes e realizar agendamento, acesse: sabin.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP