Pular para o conteúdo principal

Doença renal crônica e COVID-19 apresentam impactos negativos entre si


A COVID-19 atingiu o mundo de maneira arrebatadora e, com isso, o tratamento de diversas doenças também foi afetado, causando um impacto considerável na saúde da população.


Um exemplo desse impacto, pode ser visto em um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que revelou o alto risco de pacientes com COVID-19 apresentarem Lesão Renal Aguda (LRA). Essa incidência elevada é intensificada nos casos de pessoas que já possuam diabetes e hipertensão ou que façam tratamento com alguns medicamentos específicos. Já o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde identificou as pessoas com doença renal crônica entre os mais suscetíveis ao coronavírus, principalmente pelas disfunções imunológicas causadas pela doença renal.

Os rins também podem ser afetados por complicações do SARS-CoV-2 não relacionadas diretamente ao rim. Por exemplo, pacientes graves com COVID-19 frequentemente apresentam graves alterações da pressão arterial, que comprometem o fluxo sanguíneo ao rim; a necessidade do uso de medicamentos que, embora importantes para outras órgãos, podem causar dano renal direto; e finalmente, a dificuldade de oxigenação causada pelo comprometimento pulmonar afetará também a oxigenação do rim.

Dados recentes têm sugeridos que pacientes com COVID-19 que tiveram comprometimento renal durante a doença tem um risco mais elevado de progredir no futuro com doença renal crônica (DRC). A DRC infelizmente é silenciosa e costuma passar desapercebida pelo paciente que normalmente não apresenta sintomas até os estágios mais avançados (4 ou 5). Nesses estágios, as funções renais já estão bastante comprometidas e afetam tanto a qualidade de vida quanto a expectativa de vida do paciente. Sendo assim, todos os esforços são necessários para informar a população sobre a necessidade do monitoramento da função renal, através das visitas regulares ao seu médico de confiança, e por exames de rotina de sangue e urina que são simples de se fazer. A creatinina é um exame de sangue que mede a função renal e a relação albumina/creatinina um exame de urina que ajuda a identificar de maneira precoce e lesão renal. É importantíssimo também uma mudança na rotina para hábitos saudáveis como forma de equilibrar outras causas que contribuem para a doença renal, por exemplo com exercícios físicos regulares que ajudam no controle do diabetes e hipertensão, as principais causas de doença renal crônica no mundo.

Os pacientes que porventura não consigam evitar a progressão da doença renal podem vir a precisar de diálise ou transplante renal. No Brasil, a maioria dos pacientes faz seu tratamento dialítico pelo SUS (sistema único de saúde). Ela é um tratamento de alto custo e o SUS infelizmente tem reembolsado algo ao redor de 90% dos gastos que as clínicas de diálise tem com essa terapia. Aliado à crise econômica que o país enfrenta, isso desestimula a abertura de novas clínicas e favorece o fechamento das unidades já existentes, o que resulta na redução do número de vagas para o tratamento de uma classe de pacientes que vem crescendo muito nas últimas décadas gerando até lista de espera em alguns centros de diálise no Brasil.   

Importante ressaltar que não há cura para a doença renal crônica, sua lesão é irreversível e o máximo que podemos fazer nos casos graves é repor uma pequena parte do que o rim faria com a dialise. Por isso nosso principal objetivo deve sempre ser a prevenção, impedindo o surgimento da doença ou, num cenário um pouco mais avançado, desacelerando a velocidade com que a função renal vem sendo perdida. Embora para alguns seja possível um transplante renal que leva a uma melhora significativa da função renal ele também não dura para sempre e o paciente com transplante não deixa de ser considerado uma pessoa com doença renal crônica, finaliza Dr. Thyago Proenca de Moraes, Nefrologista e prof do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da PUCPR

**Material destinado a todos os públicos. Produzido em agosto/2021. BR-14310**

Referências:

• Hospital São Mateus: Doenças renais: conheça os 5 tipos mais comuns - Hospital São Matheus (hospitalsaomatheus.com.br)

• Sociedade Brasileira de Nefrologia: Insuficiência renal - SBN

• Manual MSD: Doença renal crônica - Distúrbios renais e urinários - Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com)

• MD.Saúde: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA • MD.Saúde (mdsaude.com)

• Sociedade Brasileira de Análises Clínicas: Insuficiência renal aguda em pacientes com COVID-19: perspectiva da Uroanálise : SBAC

• UNIFESP: Pacientes com covid-19 apresentam alta incidência de lesão renal aguda - Comunicação (unifesp.br)

• FioCruz Bahia: Alguns estudos têm apontado os rins como uns dos órgãos mais afetados na infecção pelo SARS-CoV-2. - Coronavírus (fiocruz.br)

• Organização Pan Americana de Saúde OPAS: OPASBRANMHNVCOVID-19200017_por.pdf (paho.org)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP