Pular para o conteúdo principal

Sebrae e Legado das Águas capacitam fornecedores do Vale do Ribeira

Sebrae e Legado das Águas capacitam fornecedores do Vale do Ribeira

Com objetivo de fortalecer a economia do Vale do Ribeira, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), capacitaram fornecedores do Vale do Ribeira para o atendimento a grandes empresas, utilização de ferramentas e implantação de novas práticas para o enfrentamento da crise causada pelo novo Coronavírus. Ao todo, 25 empresários se inscreveram na capacitação on-line e gratuita de dez dias, contabilizando cerca de 20 horas de conteúdo e um encontro de negócios.

A ação, que teve início em junho e encerrou na segunda semana desse mês, faz parte do "Programa Enfrentar" do Sebrae, desenvolvido exclusivamente para auxiliar empreendedores no cenário atual de recessão econômica que demanda novos formatos de negócio. A iniciativa no Vale do Ribeira, parceria com o Legado das Águas e Sebrae-Registro, adaptou o formato do programa com foco no fortalecimento de fornecedores, visando esclarecer dúvidas frequentes que micro e pequenos empreendedores têm na hora de fornecer produtos e serviços para grandes empresas, como requisitos para contratação, prazos de pagamento, prestação de contas, como gerar uma nota e entre outros detalhes que podem fazer toda a diferença para aprovação de uma proposta comercial e no bom atendimento de um contrato.

Daniela Gerdenits, consultora de responsabilidade social do Legado das Águas, diz que a parceria com o Sebrae buscou capacitar os fornecedores para atender a demanda não só da Reserva, mas de outras empresas. "O Vale do Ribeira tem muitas oportunidades de negócio. Ao capacitar o empresário local para aproveitá-las, a economia é fomentada e cria-se uma rede ampla de bons fornecedores, preparados para atender diferentes empresas, em diversos mercados. Com isso, não só a qualidade do atendimento melhora, mas o leque de serviços e produtos ofertados aumenta. É uma relação de ganha-ganha, e encontramos na parceria com o Sebrae o formato ideal para trabalhar esses pontos, principalmente pela capacitação incluir o contexto atual imposto pela pandemia", explana Daniela.

Além dos assuntos relacionados ao atendimento a grandes empresas, o curso também abordou os temas "inovando nas vendas", "protegendo o caixa da sua empresa", "conhecendo o crédito certo para a sua empresa", "renegociando com clientes e fornecedores", "entendendo seus direitos", "normativas de contratação e dicas para fornecedores" e "contabilidade". O último dia do evento contou com um encontro virtual de negócios, onde os participantes puderam ofertar seus produtos e serviços entre si em busca de novos clientes e parcerias, ampliando e fortalecendo a rede de fornecedores da região.

De acordo com Leonardo Raupp, analista de negócios do Sebrae, as metodologias aplicadas na capacitação foram voltadas para soluções rápidas e aplicáveis aos negócios. "A pandemia tem sido muito difícil para os pequenos negócios, por isso, precisam de ferramentas que os ajudem a se adequarem à nova realidade no curto prazo. Mas, além de ajudar o empreendedor a enfrentar a crise, o programa também visa fortalecer a relação entre empresas e fornecedores, promovendo a qualidade e aumentando a competitividade nos vários elos da cadeia produtiva, gerando novas oportunidades. A parceria com o Legado das Águas foi muito bem-sucedida nesse sentido por compartilharmos dos mesmos valores, como foco na valorização do micro e pequeno empresário de negócios locais", diz o analista.

Para muitos dos participantes, o "Programa Enfrentar - Fortalecendo Fornecedores" foi a primeira capacitação de gestão empresarial. É o caso da Cilene Barros, da Associação cabocla da comunidade Ribeirão da Anta, de Tapiraí, fornecedora de artesanato. "O que aprendi no curso vai me ajudar desde a gestão dos negócios, questões jurídicas até o marketing", comemora.

Maria de Queiroz, artesã e coordenadora da Casa do Artesão de Miracatu, diz que multiplicará o conhecimento adquirido na capacitação. "Surgiram muitas ideias de como podemos nos organizar para aproveitar as oportunidades que surgirão com a retomada do turismo na cidade, e até mesmo o que já podemos fazer para expandir, mesmo ainda no período de paralização das atividades por conta da pandemia. Vai ser muito positivo para o nosso grupo de artesãos da cidade", comemora.

Como um dos frutos do curso, os participantes continuarão recebendo apoio do Legado das Águas e Sebrae por meio de um grupo de WhatsApp, criado para troca de experiência e, também, de serviços e produtos entre a rede formada durante o evento. O Sebrae Vale do Ribeira ainda disponibilizou um contato direto para mentoria de alguns segmentos ligado ao turismo.

Sobre o Legado das Águas - Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP