Pular para o conteúdo principal

O que o empreendedor pode aprender com a quarentena?


À medida que a pandemia de coronavírus está se desenvolvendo, vem revelando vulnerabilidades humanas e econômicas e mostrando a importância de uma boa liderança e de sistemas sociais e de saúde universais que funcionem bem. E, assim como os aspectos humanitários e de saúde da crise, o lado comercial também precisa encontrar maneiras de se recuperar.

Em 1987, Henry Mintzberg, o papa da administração, renomado acadêmico e autor de diversos livros na área, criou os ‘Cinco P’s da Estratégia’ (Plano, Manobra (Ploy), Padrão, Posição e Perspectiva) que devem ser adaptados para os cenários e situações vividas em cada empresa. Passados mais de 30 anos, esta teoria ainda é muito utilizada com objetivo de tornar o futuro de um negócio melhor e mais produtivo a longo prazo.

No entanto, em tempos de coronavírus, empresas de todo o mundo vem enfrentando enormes desafios de negócios: o colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias significativas, interrupções na cadeia de suprimentos, desemprego, recessão econômica e aumento da incerteza. Sendo assim, a teoria de Mintzberg que ensina como planejar e pôr em prática métodos para alcançar determinados objetivos se tornou mais abrangente e ganhou outras perspectivas.

O coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo e os negócios devem agir hoje se quiserem se recuperar no futuro. Baseado na teoria de Mintzberg, veja abaixo o que pode ser aprendido com a crise para que sua empresa consiga sobreviver:



1. Posição: Que lugar você pode alcançar durante e após a pandemia?

Para tomar decisões estratégicas inteligentes, você deve entender a posição da sua organização em seu ambiente. Quem é você no seu mercado, qual o papel que desempenha no seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? Você também deve entender para onde está indo. Você pode encerrar suas operações e reabrir inalterado após a pandemia? É possível recuperar o terreno perdido? Você vai à falência ou pode emergir como um líder de mercado alimentado por desenvolvimentos durante o isolamento? As empresas diferem em sua resiliência e agora é hora de tomar medidas para mapear sua provável posição para quando a pandemia diminuir.


2. Plano: Qual é o seu plano para se recuperar?

Um plano é um curso de ação que indica o caminho para a posição que você espera alcançar. Deve abranger o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã. No contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar aos negócios quando ela terminar. A falta de um plano só agrava a desorientação em uma situação já confusa. Ao elaborar as etapas que você pretende seguir, pense ampla e profundamente e tenha uma visão macro.


3. Perspectiva: Como sua cultura e identidade mudarão?

Perspectiva significa a maneira como uma organização vê o mundo e a si mesma e, certamente, como resultado da pandemia, existirão mudanças. É crucial considerar como sua perspectiva pode evoluir. Como sua organização estava culturalmente preparada para lidar com a crise? A situação atual unirá seus funcionários ou os separará? Eles verão a organização de maneira diferente quando isso acabar? Suas respostas informarão o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.


4. Projetos: Quais novos projetos você precisa iniciar, executar e coordenar?

Suas respostas às perguntas acima devem indicar um conjunto de projetos para resolver seus problemas relacionados ao coronavírus. O desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão proteger a organização no futuro. Com muitas novas iniciativas, você pode acabar com uma guerra por recursos que atrasa ou inviabiliza sua resposta estratégica.


5. Preparo: Como você está preparado para executar seus planos e projetos?

Você precisa avaliar a preparação da sua organização. Você está pronto e é capaz de realizar projetos mesmo com a maior parte de sua equipe em trabalho remoto? Os recursos disponíveis, juntamente com a rapidez e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e as diferenças determinarão quem alcançará e quem ficará aquém do sucesso. Esteja ciente de que os consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise. Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com os clientes no futuro.



Texto de Guy Peixoto Neto

Guy Peixoto Neto é mentor de empreendedorismo, empreendedor com experiência na criação, expansão e reestruturação de empresas. Aos 22 anos fundou a Operalog Transportes. Também é o fundador da startup Saly, plataforma de automatização dos processos de compras. Atualmente Guy está dedicando-se ao seu novo projeto, a GPX. Uma plataforma de conteúdo voltada para pessoas que querem se transformar em empreendedores ou que já são e querem continuar evoluindo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...