Pular para o conteúdo principal

Bem-Te-Vi fotografa imagens rupestres na Juréia

      Já não basta toda a beleza e a importância ambiental que a Juréia tem e mais a riqueza cultural  caiçara, o Jornal Bem-Te-Vi fotografou desenhos rupestres no Maciço da Juréia. Provavelmente, elas foram feitas pela natureza, com o passar do tempo mas, para tirar dúvidas, o leitor vai conhecer a opinião de alguns profissionais sobre o assunto.
     As imagens são grandes e estão no alto do morro. Uma das imagens lembra um peixe e é conhecida dos caiçaras que a chamam de “Cabeça de Caratinga”, tipo de peixe com formato parecido com o desenho.
      Em uma das outras, é possível ver um animal com patas, orelhas, cabeça, corpo e até o olho. Ainda há uma imagem sobreposta que lembra uma ave pré-histórica, deixando-a conotativa.
      Para a blogueira Marta dos Santos, a imagem é intrigante e pode ter sido  feita por povos antigos ou de outros planetas. “A região é muito rica e pouco explorada. Isso mostra que tem mais coisas para serem descobertas na Região da Juréia”, afirmou.
     Eliezer Gonçalves é professor de Física da rede estadual e tem uma opinião contrária ao que disse a blogueira: “Eu acho que são falhas rupestres pois, para você definir qualquer figura, tem quer ter uma acuidade muito grande para ver algum formato de desenho”.
Foto do Maciço da Juréia, sem destacar os desenhos
      Outra opinião interessante foi dada pelo professor de Geografia, Gilberto Zangerolimo que, apesar de achar que os desenhos tenham sido feitos pela natureza, tem um pouco de cautela em sua opinião: “É fato que as formas são realmente intrigantes mas não creio que sejam arte rupestre ou alienígena”. Diz que é preciso levar em consideração o formato do maciço da Jureia,  os tipos de rochas existentes na região e todo o processo de intemperismo que ocorreram ao longo dos anos (desgaste das rochas ocasionado pela força da água, do vento, da oscilação de temperatura e outros fatores), mas tenta explicar o que deve ter formado o desenho: “Devido a declividade da área e a presença de água escorrendo sem a cobertura vegetal, o processo erosivo é maior, e por isso os desgastes nas rochas apresentam  formas  e certas similaridades”, falou.
      O Historiador e  Arqueólogo, Plácido Cali, da USP, lembrou que a gravura rupestre conhecida mais próxima de Peruíbe fica em Cubatão, mas, questionado sobre a imagem, disse  que também não viu nada de anormal na fotografia, ou que indicasse ser sinais feitos por pessoas do passado. 
     As gravuras na Juréia se assemelham com uma imagem feita em um deserto dos Estados Unidos, que os autores do livro “Alienígenas do Passado” acreditam que tenham sido feitas por seres extraterrestres.
        E você, o que vê na fotografia?

Arte Rupestre


      A arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. 
Arte Rupestre da Serra da Capivara, no Piauí
      A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
   No Brasil, são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional. O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados. Muitos registros estão em condições precárias, outros têm sofrido vandalismo, ou são destruídos em obras de infraestrutura como barragens e estradas.



Texto, fotos e pesquisa: Márcio Ribeiro
Arte: Jornal Bem-Te-Vi
Foto da Serra da Capivara: Wikipédia


Publicado na edição 23, no impresso do Jornal Bem-Te-Vi
Data da edição:  março de 2015 - 
Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...