Pular para o conteúdo principal

Peruíbe perde 11 posições no ranking Wikiaves



 Há quatro anos, Peruíbe estava em 4º lugar no ranking Wikiaves, principal site de observação de pássaros do Brasil e terceiro do mundo, e brigava de igual para igual com Ubatuba, considerada a capital brasileira dos Birdwatchers. Ficava atrás somente de duas cidades do Amazonas: Presidente Figueiredo e Manaus, que recebem turistas do mundo todo o ano inteiro.

Atualmente, a cidade vem perdendo posições e, no intervalo de dois anos para cá, perdeu mais de dez, se colocando atualmente em 15º lugar, classificação modesta, se comparada com o 4ª lugar já obtido. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Para que a cidade não perca mais posições e saia da queda livre, é necessário não esquecer de uma das essências do birdwatching, que é registrar pássaros para contribuir com o conhecimento e conservação da espécie e, por isso, fotografar aves bonitinhas e coloridas muitas vezes não serve. "Antes havia um grupo destinado a manter Peruíbe no topo do site. Não sei o que aconteceu com eles: sumiram. Hoje, parece que os interesses são outros", falou o biólogo Wilson Jr, que visita Peruíbe desde 2001.

Muita gente já passou por aqui e contribuiu para que as aves de Peruíbe fossem conhecidas, publicando diversos trabalhos e artigos científicos.

Antonio Silveira frequenta a região desde 1991 e tem um site que abriga quatro listas de aves de Peruíbe, provavelmente as primeiras listas da cidade: 1-Aves da Juréia, 2- Aves do Guaraú, 3- Aves do Tingão e Dedo de Deus e 4- Aves da Zona Rural de Peruíbe.

Bruno Lima é biólogo e visita Peruíbe desde 2004. Fez diversos artigos explicando o comportamento de algumas espécies de aves do Guaraú e falou pela primeira vez dos Guarás no bairro, citado no livro "Guarás-vermelho no Brasil", de Robson Silva e Silva. Esteve presente e registrou o raríssimo Tauató-Pintado, gavião considerado extinto em todo o sudeste brasileiro. Foi um dos primeiros a trazer a imprensa para fazer matérias de aves na cidade. É autor de uma lista de aves observadas na Trilha do Costão.

Pedro Develey é autor do famoso livro “Aves da Grande São Paulo”. Por aqui, participou do livro “Juréia-Itatins – Ambiente físico, fauna e flora”, com o artigo “Aves da Juréia”. Ele foi o primeiro a fazer a observação do Tauató-Pintado em Peruíbe, mas não conseguiu registrá-lo com foto ou som, restando apenas o relato.

Apesar da queda no ranking, o Birdwatching continua existindo na cidade e algumas visitas são feitas por conta própria, sem procurar guias especializados ou monitores ambientais, já que a cidade é rodeada por áreas verdes.

É importante que as pessoas continuem registrando novas especies e postando as suas fotos no Wikiaves, que é uma importante ferramenta de divulgação, visto no mundo todo. Uma boa colocação no site serve de vitrine para atrair mais turistas.

De acordo com as listas da cidade, existem muitas espécies não registradas que estão cantando e voando por ai, sem que ninguém as observe.

Até hoje, Peruíbe registrou para o Wikiaves 406 espécies diferentes, no total de 5.259 fotografias feitas na cidade.

Veja abaixo quem mais registrou espécies e contribuiu para divulgar a cidade à comunidade do Wikiaves.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE NOVAS ESPÉCIES PARA PERUÍBE/SP

fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com



Birdwatcher Cidade onde mora Nº Espécies



Registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez (MEX) 155
2 Alexandre Faitarone Jaguariuna /SP 45
3 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 19
4 Emerson Kaseker São Paulo/SP 19
5 Demis Bucci GuarulhosSP 14
6 Flávio Guglielmino São Paulo/SP 10
7 Arthur Macarrão Santo André /SP 9
8 Elizabeth Henriques São Paulo/SP 7
9 Luiz Rondini São Paulo/SP 6
1 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 6
10 Eduardo Joel (Edu) Indaiatuba/SP 5
11 Johannes Heinrich Nuñes Osasco/SP 3
12 João Marcelo Santa Bárbara D'oeste/SP 3
13 Carlos Gussoni Rio Claro/SP 3
14 Miguel Magro Santo André /SP 3
15 Fábio Barata Peruíbe/SP 3
16 Gabriel Leite Manaus/AM 2
17 Mario Nunes (Pararê) Cananéia /SP 2
18 Francisco Kallen Campos do Jordão /SP 2
19 Rafael Fortes São Bento do Sapucaí 2
20 Amarildo Jordão Barueri/SP 2
21 Luiz Ribenboin Resende /RJ 2
22 Flavio Souza São Paulo/SP 2
23 Rodrigo Augusto Rio Casca /MG 2
24 Lindolfo Souto São Vicente/SP 2
25 Horácio de Almeida São Paulo/SP 2
26 Diogo Lagroteria Manaus/AM 2
27 Silvio F.C. Rosatti São Carlos/SP 2
28 Sandra Cesari São Paulo/SP 2
29 Roberto Duarte São Bernardo do Campo/SP 2
30 Walter Mello Praia Grande/SP 2
31 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 1
32 Marcos Ribeiro São Paulo/SP 1
33 Thiago Nascimento Peruíbe/SP 1
34 Douglas Bete Sorocaba/SP 1
35 João Pedro S. Rosatti São Carlos/SP 1
36 Evaldo Cesari São Paulo/SP 1
37 Guto Baliero São Paulo/SP 1
38 Marcelo Marcelino Caieiras/SP 1
39 Eli Caicedo & Libório Peruíbe/SP 1
40 Cláudia Brasileiro São Paulo/SP 1
41 Amilton Aguiar Peruíbe/SP 1
42 Vi Neves Taboão da Serra/SP 1
43 Rodrigo Mdureira Ribeiro São Paulo/SP 1
44 Marco G. Silva São Paulo/SP 1
45 Nerestor J. Camargo Santos/SP 1
46 Ronaldo Rodrigues de Moraes São Paulo/SP 1
47 Glauco Tonello Barra Bonita/SP 1
48 Jo Bernardes São Paulo/SP 1

NOVOS REGISTROS SONOROS PARA O MUNICÍPIO DE PERUÍBE/SP

Fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com


Birdwacther Cidade onde mora Nº de espécies



registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez /MEX 70
2 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 61
3 Arthur Macarrão Santo André/SP 6
4 Marco Cruz Taubaté/SP 5
5 Roberto Galacci Jundiai/SP 5
6 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 4
7 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 3
8 Emerson Kaseker São Paulo/SP 3
9 Demis Bucci Guarulhos/SP 2
10 Fernando Igor de Godoy São Paulo/SP 2
11 Guilherme Soares Barretos/SP 2
12 Priscilla Esclarski Fênix/PR 2
13 Eduardo Alexandrino Piracicaba/SP 1
14 Rodrigo Y Castro São Paulo/SP 1


Texto e foto:     Márcio Ribeiro
Fonte: www.wikiaves.com

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
Atenção:
Algumas pessoas acham que deveriam estar na lista por que registraram espécies em Peruíbe.
Mas, na lista, só consta o nome daqueles que registraram UMA NOVA ESPÉCIE PARA O MUNICÍPIO.

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...