Pular para o conteúdo principal

Vírus da Juréia pode dizimar Peruíbe - Parte Final

Parte 5 - O fim é só o começo



Os corpos dos expedicionários mortos ficaram jogados na mata, nas proximidades do Rio Una do Prelado. Após alguns dias, o cheiro forte atraiu os moradores da redondeza que procuravam caça pelo local.
Três corpos ainda estavam lá. Os outros dois sumiram. Provavelmente comidos pelas onças da região, ou teriam eles desaparecidos por alguma outra força maior?
Benedito Maia foi o encarregado de levar os corpos em sua canoa, feita por ele mesmo, do tronco de um Guapuruvu.
Chegando na “Vila”, localizada em uma volta do Rio Una, tratou de mandar o mensageiro, via Estrada do Telégrafo, para contatar as autoridades de Peruíbe sobre o ocorrido.
Quando as autoridades chegaram na Vila, encontraram os moradores muito debilitados, contaminados pelo vírus que habitava os corpos dos defuntos expedicionários. Alguns deles já estavam mortos.
Crianças, jovens e mulheres. O desespero era grande e a situação de calamidade pública. O único a ter contato com os moradores foi o professor Mario Lochela, pois os outros afastaram-se medrosos.
A Secretaria de Saúde do Estado foi acionada. A Vila foi isolada e nenhum morador tinha permissão para sair de lá. O contato com outras pessoas foi proibido e por fim a vila foi dizimada.
Foi desta forma que não se ouviu mais falar do vírus na Juréia. Mas os registros apontam que ele ainda está lá, em alguma volta do rio e também em alguma gruta, pronto para ser despertado.
O único que poderia dar respostas sobre a mortandade foi embora do país. O professor Mario Lochela recebeu uma proposta de trabalho e foi trabalhar no Zaire, atual Congo, na fronteira com a República Centro Africana. E por lá, trabalhando e vivendo entre os Rios do Congo, Ubangi e seus afluentes, viveu o resto de sua vida.

Texto e foto:  Márcio Ribeiro


Trata-se de uma obra de ficção!
Publicado na edição de dezembro do Jornal Bem-Te-Vi

O Jornal Bem-Te-Vi disponibilizou os links dos capítulos anteriores de 

"Vírus da Juréia pode dizimar Peruíbe". 

Confira abaixo


Parte 1: A Gruta dos sacrifícios


Parte 2: A Serra dos Itatins


Parte 3: A arte rupestre


Parte 4: A Montanha de um olho só


Postado por Márcio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...