De acordo com as medições encomendadas pelo Jornal BEM-TE-VI, a menor praia do mundo é paulista e está localizada em Peruíbe.
Para chegar até lá, o visitante deve se dirigir até a cidade de Peruíbe e percorrer a Estrada do Guaraú, que cruza a Serra dos Itatins.
Chegando à praia, que dá nome a estrada, é preciso andar pelo Costão Rochoso por 20 minutos, até avistar a pequena faixa de areia banhado pela águas do mar.
É bom que o leitor saiba que a travessia no costão pode ser perigosa por conta de um tipo de limo que escorre da vegetação de encosta e também por algumas passagens íngremes.
Enquanto a praia espanhola possui 50 metros de comprimento, a praia brasileira é menor, pois não passa de 33.
O Jornal BEM-TE-VI entrou em contato com o Livro dos Recordes – o GuinnesBook, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.
Praia espanhola possui o título no Guinnes Book
A praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, mede 50 metros de comprimento, por isso é considerada pelo livro dos recordes, o Guinnes Book, como a menor praia do mundo.
Entretanto, ninguém suspeitou que tinha uma praia menor ainda localizada no Brasil, aqui em Peruíbe.
Se as medições realizadas pelo Jornal BEM-TE-VI forem oficializadas, a praia de Peruíbe pode ganhar o título da praia de Gulpiyury, na região das Astúrias.
Para Peruíbe ganhar esse título, não vai ser nada fácil. Pois a praia espanhola possui uma beleza singular, é conhecida e apreciada pelos turistas europeus.
O mar passa pelo meio das rochas formando a praia, graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.
Já que a menor praia do mundo não é menor que a praia de Peruíbe, parecendo mais um lago do que uma praia, continuaremos tentando o contato com o livro dos recordes.
*Esta matéria foi publicada na edição 21(DEZEMBRO) do Jornal BEM-TE-VI
Texto: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante / imagem Google maps
Comentários
Postar um comentário