Pular para o conteúdo principal

Cachorro-do-mato é filmado na Juréia

      Cansado de tanta frieza dos dias atuais,  me enfiei em meio à mata virgem para me conectar com meus antepassados, que ali viveram por gerações, estar em um lugar onde as coisas fazem sentido e, simplesmente, para "recarregar as pilhas".
       Munido com a minha câmera fotográfica, caminhei  pela antiga Estrada do Telégrafo, (próximo ao Grajaúna) com o intuito de encher os pulmões de ar puro e com o desejo de ouvir algum som de pássaro que eu não conheço e, com sorte, realizar o registro de uma nova espécie.
      De repente, avistei ao longe um animal que caminhava em minha direção. No primeiro momento, pensei que era um Cateto (Pecari tajacu), mas, ao fixar bem os olhos, conclui que se tratava de um Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e tratei de ligar a câmera para fazer a filmagem.  
    Ele vinha em minha direção e não pude desviar do caminho dele, pois, no local, haviam muitas folhas secas e qualquer movimento que eu fizesse seria suficiente para espantá-lo. Preferiria que ele estivesse passado sem me ver. Veja o vídeo:
    
     Cachorros-do-mato são comuns naquele lugar da Estação Ecológica. No Livro Juréia-Itatins: Ambiente Físico, Fauna e Flora, de Otávio A. V. Marques e Wânia Duleba, da editora Hollus (2004), há o relato de que foram avistados seis exemplares desta espécie no núcleo Grajaúna. E os que ali vivem, se alimentam principalmente do fruto dos Jerivás (Syagrus romanzoffiana) e dos caranguejos Garoçás (Ocypode quadrata).

 Obs: é bom lembrar que para entrar na Estação Ecológica, é necessário uma autorização da Sede Administrativa da Juréia-Itatins, justificando a sua entrada e a finalidade.



Texto e publicação: Márcio Ribeiro
Filmagem e foto: Márcio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...