Pular para o conteúdo principal

Feirinha do Centro pede faxina



          Você já viu a mensagem “lave-me” escrito nos vidros sujos dos carros ou em outra coisa que precise de um banho urgente? Pois é, se fosse possível deixar algum recado parecido na praça de artesanato, localizada no Centro da cidade, exatamente este cairia muito bem.
Os muros, o piso, o telhado pedem socorro e precisam urgentemente de uma faxina. As paredes estão pichadas. O chão está encardido e impregnado com chicletes. O telhado está sujo, apresentando problemas e abrigando pombos. Se este, que é um dos principais cartões-postais de Peruíbe está assim, imagine os outros espalhados e escondidos por aí?
E tem mais: O mato toma conta do local onde já foi um jardim. As teias de aranhas dominam o alto do teto. E as bicicletas continuam atravessando o interior da praça em alta velocidade, colocando em risco e assustando pedestres, entre eles, idosos e crianças. Não se vê qualquer tipo de fiscalização, apesar da placa proibindo os ciclistas.

A praça, que já foi motivo de orgulho para os peruibenses, passou por uma grande reforma que modificou todo o desenho e a estrutura original. O modelo atual existe desde 2001, quando foi reinaugurada.
Hoje, apresenta todos estes problemas e pouco artesanato. Vale registrar a sensação de insegurança nos dias de pouco movimento e o cheiro ruim nas proximidades dos sanitários.

Maria Dolores Souto é aposentada e está na feirinha com frequência, pois adora a comida japonesa servida no local. "Todo domingo eu venho aqui e falo para os comerciantes que eles precisam pedir para a prefeitura que limpem melhor ou reformem e quem sabe não inovem o espaço, talvez é o que esteja precisando", comenta.
O ciclista Luiz Pereira evita passar de bicicleta no meio da feirinha. "Se eu quero continuar pedalando eu dou a volta pela rua. Quando quero ir por dentro da feirinha eu desço e vou carregando minha bicicleta com a mão. Não custa nada respeitar as pessoas e o espaço é para os pedestres e não para os ciclistas". explica.

A Prefeitura de Peruíbe foi procurada, mas até o fechamento desta edição não respondeu aos e-mails enviados pelo Bem-Te-Vi.  


Texto e Fotos:       Márcio Ribeiro
Colaboração:      Lucas Galante


Legenda de fotos: 
foto 1: Estrutura perto da feirinha. Suja, quebrada e caindo
foto 2:  Aranhas no alto do teto
foto 3: Lixeira quebrada 



Obs: Esta matéria foi publicada na 16ª edição do Jornal Bem-Te-Vi. Leia esta e outras matérias comprando o seu exemplar na banca mais próxima. É só um Real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP