Pular para o conteúdo principal

Gata reabilitada pela Zoonoses de Peruíbe anda sobre duas patas e espera por cadeira de rodas

Entre dezenas de animais que são levados toda semana ao Centro de Controle de Zoonoses de Peruíbe (CCZ) para serem atendidos, uma gata atraiu a atenção e cuidados redobrados da equipe. Há três meses a gatinha “Jojô”, de aproximadamente um ano e meio foi trazida com as duas patas traseiras gravemente fraturadas.


Segundo o veterinário responsável pelo CCZ, Raphael Barreiros Lapa, a patas estavam com fraturas expostas, provavelmente causadas por um atropelamento, além de um grau avançado de infecção. Em casos como este, a saída é sacrificar o animal, mas para o veterinário vale a pena tentar salvar uma vida antes de tomar esta decisão radical.

 “Tem situações que você sabe que o animal está debilitado e possivelmente não irá sobreviver, mas eu nunca sacrifico antes de tentar”, destaca Lapa.

Mesmo com todos os esforços da equipe, as patas fraturadas tiveram que ser amputadas. Porém, isso não parece ter sido um ‘problema’ para Jojô que, mesmo após passar por três cirurgias está alegre e completamente recuperada. Apenas 20 dias depois da última intervenção, a gata já demonstra que está saudável e anda curiosamente sobre as duas patas pela sala do Centro de Zoonoses apoiada apenas em suas duas patas da frente. Lá, ela convive normalmente com os outros bichinhos.

“A nossa intenção agora é conseguir uma cadeira de rodas pra ela, para que com o tempo ela não tenha problemas nas outras patas por conta da sobrecarga”, explica o veterinário.

A recuperação de Jojô mobilizou todos os funcionários do CCZ. O animal se tornou uma espécie de mascote e inspiração diária para a equipe, pela sua força de vontade e superação.

“A gente cria um apego, não só eu, mas todo mundo que trabalha aqui. Se a gente não tomar cuidado fica com vontade de levar todos os bichinhos pra casa”, brinca Lapa.

Esperança


Desde janeiro de 2013, apenas três animais foram sacrificados pela equipe do CCZ, já que realmente não seria mais possível salvá-los. O veterinário acredita que essas histórias servem de lição para o dia a dia. “Muitos animais chegam aqui e ninguém acredita que tem chance e acham que a única saída é sacrificar, mas se curam completamente e são adotados depois, ganhando carinho e um novo lar”, diz.

Fotos: Marcos Costa  
Texto: Comunicação - Prefeitura de Peruíbe



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP