Pular para o conteúdo principal

Projeto EcoAgentes 2014 proporciona embasamento teórico e prático aos alunos



Desde o dia 27 de janeiro 40 jovens do município entre 16 e 25 anos estão participando de aulas teóricas e práticas para aprenderem mais sobre a história e a cultura de Peruíbe.

Segundo um dos coordenadores do Projeto EcoAgentes 2014, o biólogo e gestor ambiental Thiago Augusto do Nascimento, o objetivo do programa é a “capacitação dos jovens de Peruíbe para trabalhar com atendimento ao visitante e mostrar o que a cidade tem de bom”.

O Projeto proporciona qualificação ao estudante para ingressar no mercado de trabalho na área de Turismo, além de divulgar a cidade, ajudando no seu crescimento.

O EcoAgente é um agente facilitador e multiplicador do desenvolvimento local, turístico, histórico, cultural e ambiental de nossa cidade. Tem como objetivos atender melhor e com mais qualidade os turistas e moradores que desejam visitar e conhecer os equipamentos e pontos turísticos da cidade, bem como orientar esses visitantes às práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento local.


O biólogo Amilton Pedroso de Aguiar ministrou uma aula que mesclou biologia e geografia, na qual os alunos puderam conheceram os tipos de vegetação da Mata Atlântica, como a mata de encosta, a restinga e o manguezal.

Também aprenderam com a Prof. Fátima Cristina Pires sobre a história e a cultura de Peruíbe: o processo de emancipação, os locais conhecidos como a Avenida 24 de Dezembro e a Praça Albano Ferreira, também chamada de Praça Flórida, suas origens, curiosidades e significado dos seus nomes. Até o próprio nome do município foi explicado: Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão.

O funcionamento de vários equipamentos turístico-culturais de Peruíbe, como as Ruínas do Abarebebê, a Estação Ferroviária, a Biblioteca, o Mercado de Peixes, o Aquário e o Lamário foram abordados pelo biólogo Thiago Nascimento.

A monitora ambiental Adriana de Souza Lima falou sobre a cultura caiçara: origem do povo caiçara, costumes, modo de vida, cultura e problemas atuais dessa comunidade. Os participantes do EcoAgentes aprenderam mais a respeito da história, da agricultura itinerante, da culinária, do artesanato e das manifestações culturais do povo do litoral.
Houve muita interação nesses dias de aulas teóricas, os alunos participaram de dinâmicas, trabalhos em grupo e ainda puderam aprender até um passo do fandango.

Nas ações práticas, a primeira atividade dos jovens foi a participação na soltura de duas tartarugas verdes reabilitadas pelo Aquário de Peruíbe.

Durante a semana, os alunos realizaram várias visitas técnicas: city-tour nos principais pontos turísticos de Peruíbe: Ruínas do Abarebebê, Capela do Mosaico, Estação Ferroviária e Praça Ambrósio Baldim, conhecida como Praça Redonda.

Depois passaram um dia na área rural, no Clube Serramar, que fica na divisa de Peruíbe com Itariri. Foi uma oportunidade para conhecer e aprender mais sobre a natureza e o meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas pelo gestor ambiental Marcelo Carvalho Saes, que realizou diversas dinâmicas com os participantes, aplicando o conceito de “vivências com a natureza”, e uma trilha até a Cachoeira Flora, juntamente com o biólogo Amilton Aguiar que participou da monitoria.

Negócios e empreendedorismo também foram abordados no treinamento. O empresário Rubens Murilo Aires Prado, Rubinho, como é conhecido, é proprietário da empresa de turismo Ecotur Passeios Ecológicos. Ele afirmou que o principal é trabalhar corretamente e construir uma rede de parcerias com empresas de vários campos como hotelaria, gastronomia, comércios, mecânicos e até com moradores dos locais em que realiza os passeios. Criar uma relação de ajuda mútua para que todos os setores consigam prosperar.

Para passar o conceito de empreendedorismo, o jornalista Lucas Galante, um dos proprietários do Jornal Bem Te Vi, ministrou palestra descrevendo como decidiu criar seu próprio jornal, sem ter experiência anterior como empresário. Para ele, o principal é ter motivação, coragem e arriscar. “Somente sonhar não adianta, precisa agir”, afirmou o jornalista. Para isso é importante ter ideias e ser inovador. E a elaboração de um planejamento minucioso das ações é fundamental, principalmente no que diz respeito às despesas e lucros da sua atividade.

A secretária de Esporte do município, Aline Silva Gomes, Aline do Karatê, como é conhecida na cidade, falou sobre a importância de saber receber bem um turista: “o turismo é uma prestação de serviço” e a recepção ao visitante ou cliente deve ser impecável. Afinal, é a impressão que o turista vai levar da cidade e dos lugares por onde passou.


Para ela, ao EcoAgente cabe, principalmente, em seu trabalho com os turistas e mesmo com a população local, ajudar na conscientização do cuidado com os bens públicos, como quadras e piscina, por exemplo.

Aline do Karatê ainda observa que o EcoAgente pode ajudar divulgar o esporte: “ele deve ter consciência das modalidades que são oferecidas pela prefeitura nas escolinhas, deve ser um propagador das modalidades de esporte na cidade”.

O jornalista do Bem-Te-Vi e monitor ambiental Márcio Ribeiro ministrou palestra sobre tipos de pássaros que podem ser observados na cidade e depois, juntamente com os alunos, foram a campo verificar as espécies que estavam passeando no caminho do Aquário de Peruíbe até o Portinho, passando pelo Mercado Municipal de Peixe.


Na volta, alunos e coordenadores do EcoAgentes participaram da instalação da primeira placa de indicação de Local para Observação de Aves (LOA) na cidade. Pintada pelo artista plástico Marcelo Senna, a placa tem o desenho de várias espécies de pássaros que podem ser observados na região da praia. A sinalização foi instalada na área aberta atrás do Aquário.

E o curso ainda está na metade. Novas atividades estão previstas para as próximas semanas.


Texto, Fotos, Edição: Adriana Torello





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP