Pular para o conteúdo principal

Pairando pela história

Praças Públicas 

Nessa edição vou falar mais sobre as estruturas arquitetônica das praças e a importância dos Jardins em seu complemento, esse destaque é importante para darmos prosseguimento nessa questão e entendermos um pouco mais sobre a forma estrutural arquitetônica, natural e cultural tão importante na construção urbana e social de um município. 

Arquitetonicamente hoje há uma divisão urbana e paisagista em relação ao aproveitamento das praças em vários setores e estruturas, que está dividida da seguinte forma: 

Praça – Jardim: Espaços nos quais a contemplação da formação vegetal e a circulação são priorizadas. 

Praça - Seca: Largos históricos ou espaços que suportam intensa circulação de pedestres. Praça – Azul: Praças nas quais a água possui papel fundamental. Alguns Belvederes e jardins de várzea possuem essa característica. 

Praça – Amarela: São Praças de uma forma geral. Além dessas divisões os equipamentos das praças são fundamentais para a função nas quais ela é destinada para um melhor aproveitamento social. Tão antiga quanto à ideia das praças estão os jardins, hoje complemento importante na construção urbanística e paisagística de laser de um município. 

Os primeiros povos a organizar e querer a beleza da natureza mais próxima foram dois povos distintos e no mesmo período, os Egípcios e os Chineses, que ao longo da história influenciaram outros povos como os gregos, os persas, os romanos, os árabes e por fim os ingleses e os franceses, em época mais contemporânea. 

Podemos dizer que a China é considerada a precursora dos jardins naturalistas, que na sua maioria eram de cunho religioso para meditação e contemplação, foi na Grécia que os jardins tornaram-se espaços públicos de laser, e no Império Romano por influência grega toda vila deveria possuir um jardim. 

No período da Idade Média, os Árabes se destacam na questão da jardinagem, onde os jardins foram ganhando proporções não só nos lugares públicos, mas dentro das casas, onde na sua grande maioria eram jardins aromáticos e frutíferos. Nesse período paralelamente foram criados os Jardins Botânicos, onde se destacavam o cultivo das ervas medicinais. 

Na Idade Moderna, no movimento chamado de Renascimento há um grande cultivo de variedades de espécies vegetais de diversas localidades do mundo, resultado das grande navegações e da apreciação por plantas aromáticas e frutíferas exóticas. Nesse período os jardins começam a serem projetados de forma mais social e urbana, o que irá influenciar os Jardins de hoje.


historiadora, Especialista em Patrimônio histórico e Mestre em Educação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP