Pular para o conteúdo principal

PRAZER AOS SENTIDOS

DEGUSTAÇÃO


Quando falamos em degustar um vinho já imaginamos aquele cara com postura esnobe, sentado na mesa e falando, falando, falando sobre o aroma de couro no vinho, a cor rubi-violácea e o retro-olfado de especiarias, ou seja, um chato. Conhecido como enochato.

Esse tipo de postura assusta os mais leigos e não raras vezes os distância do mundo do vinho. Porém, a análise do vinho nada mais é do que uma forma de aproveitar ainda mais o prazer que este pode proporcionar. 

De uma forma resumida vou fazer um roteirinho que você, leitor, poderá seguir na sua próxima degustação e depois me diga se notou a diferença.

A primeira coisa é olhar, ver o vinho, e a melhor forma de vê-lo é levantando o copo e coloca-lo contra a luz, a lâmpada é a fonte mais usada.

O que ver? Têm resto de rolha no vinho, ele tá limpinho ou existe alguma sujeira.

Lágrimas ou pernas? Isso é bem legal. Pega-se a taça e delicadamente a deite de forma que o líquido molhe as paredes do copo, ao voltar à vertical a descida dessa lágrima indicará o teor alcoólico, caso sejam “preguiçosas” indicam um maior teor alcoólico. Enquanto as que tiverem maior fluidez indicam a menor presença de álcool.

Agora que você já notou que seu vinho está tranquilo vamos à segunda parte: O olfato, esse responsável por grande prazer, é de suma importância. 
No “cheiro” podemos detectar qualidades e defeitos. 


Rápida comparação; se frutas e sucos possuem aromas específicos o mesmo NÃO ocorre com o vinho, justamente por ele não provir de uma linha direta com a planta. Passou por importantes etapas, como a vinificação e fermentação que deram ao vinho riqueza de aromas próprios e não óbvios.

Pode ser feito ainda o exame de fundo de copo, quando estiver vazio, que permitirá sentir a persistência dos componentes aromáticos livres da presença do álcool.

Dessa forma, poderá ser feita de maneira plena a avaliação da bebida quanto à sua qualidade, intensidade e persistência.

A terceira e é última (e mais esperada) é o gosto! Este diretamente ligado a nossa língua, nos permite sentir, como estudado na escola, o doce, salgado, amargo e o ácido.

Mas além dessas quatro temos mais duas sensações ligadas ao sabor: as tácteis (fluidez, untuosidade, aspereza e maciez).
E a térmica que pode indicar frio, pseudofrio (efervescência), calor e pseudocalor (álcool)

A avaliação gustativa deve terminar com uma apreciação do conjunto de todas as avaliações analíticas feitas antes, de forma a se ter uma conclusão final globalizante, quando serão considerados três aspectos do gosto: 
Equilíbrio = acidez + álcool + taninos.

Logo, quanto mais equilíbrio houver mais será o prazer proporcionado pelo vinho.

Vamos, tentem!!! É divertido e muito prazeroso.



Autora: Bruna Held 

Bruna Cristina de Held é estudante da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers do Estado de São Paulo.
Engajada na missão de tornar os momentos à mesa inesquecíveis,  unindo alma e técnica.

Contato: brunaheld@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...