Pular para o conteúdo principal

Lazer e educação ambiental são as atrações do Aquário

Peruíbe possui diversos pontos turísticos e um deles é o Aquário Municipal. Inaugurado em julho de 2009 possui uma boa amostra do que tem no fundo dos rios e oceanos de diversas partes do mundo. Por conta disso, vem cada vez mais chamando a atenção dos moradores e atraindo turistas.

Para chegar lá é muito fácil. Basta chegar à Avenida Beira-Mar e avançar até o Parque Turístico, local onde também funciona o Lamário. Possui uma boa vista para a Serra dos Itatins e ilhas de Peruíbe e do Guaraú.

Em 24 recintos, estão expostos cerca de 540 animais de 80 espécies diferentes, vindos de diversas partes do mundo, principalmente dos ecossistemas brasileiros.

Entre eles está um mundo variado e encantador com diversos peixes pequenos, grandes, coloridos, de pouca cor, sapos, tartarugas,raias, ninhos de passarinhos e até alguns exemplares empalhados.

Todos estes atraentes bichinhos consomem cerca de 300 quilos de pescados, além de frutas, verduras e ração.

A espécie mais rara do aquário é o Tracajá (Podocnemis unifillis), uma espécie de tartaruga amazônica com carne muito apreciada no norte do país. Esta espécie foi trazida pela polícia ambiental, já que aquário não captura  animais.

“Ele é um dos quelônios brasileiros de maior interesse socioeconômico, tendo sido registrado o consumo de ovos e indivíduos desta espécie desde o século XIX. E está classificado como “Vulnerável” por alguns órgãos como a IUCN Red list e no Apêndice II da CITES”, falou Thiago Nascimento, biólogo responsável pelo Aquário de Peruíbe.

Apesar da importância do Tracajá, as crianças querem ver mesmo é o Tubarão e o Peixe-palhaço, devido ao sucesso do filme “Procurando Nemo” exibido a partir de 2003. As crianças costumam dar muita atenção também para o recinto dos anfíbios, como nos conta a dona-de-casa Maria das Graças.



“Minha filha gosta de ver os sapos e rãs. Quando ela chega em casa conta para todo mundo o que viu e pede para colocar o DVD da galinha pintadinha, com o clip do sapo”.



Além dos 24 recintos com os animais, o aquário de Peruíbe oferece palestras, oficinas de reciclagem e aulas práticas voltados para grupos escolares ou grupos maiores com agendamento prévio. 


Possui um auditório com recurso multimídia, uma biblioteca específica com mais de 300 exemplares e um museu com coleções de insetos, conchas, sedimentos de diversas praias e diferentes animais.


Com a competência e a credibilidade adquirida, alguns animais encontrados debilitados na praia são levados para o aquário por populares. Já foram 
atendidos animais encontrados nas praias de Itanhaém, Mongaguá, na Juréia e em todo o Litoral Sul.

Lá, eles passam por exames clínicos e tratamento. Todos os animais são devolvidos ao seu habitat natural, exceto os pinguins que não podem ser soltos por aqui. Por conta disso, são levados a outros locais que possuam um recinto adequado.

Quem se interessou pela dica de passeio oferecido pelo Bem-Te-Vi e quiser visitar o aquário o preço do ingresso é de 7 reais. Aposentados, professores com identificação e crianças de 02 a 12 anos pagam R$ 5.

O Aquário de Peruíbe funciona todos os dias, exceto às terças feiras quando fecha para manutenção. 
Durante a semana o horário de funcionamento é das 10 às  18 horas, enquanto nos sábados, domingos e feriados, abre das 9 às 19 horas.



Nota: Esta reportagem foi publicada em setembro, na 

Edição nº 07 do Jornal BEM-TE-VI. 


 Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Edição: Lucas Galante

Colaboração: Thiago Nascimento 

Comentários

Unknown disse…
PARABENS PELA MATERIA DO AQUARIO O ENSAIO FOTOGRAFICO FICOU MUITO BONITO, QUANTO AOS FUNCIONARIOS SÃO HEROIS PELA MANUTENÇÃO DE UM ESPAÇO DESSE PORTE. AO PODER PUBLICO FICA A FALTA DE ENSITIVO E INFRAESTRURA PARA QUE O AQUARIO SEJA REFERNCIA NO LITORAL SUL. HB

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz "Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".    Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie.  Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear. O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás. Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçad...