Peruíbe possui diversos pontos turísticos e um deles é o Aquário Municipal. Inaugurado em julho de 2009 possui uma boa amostra do que tem no fundo dos rios e oceanos de diversas partes do mundo. Por conta disso, vem cada vez mais chamando a atenção dos moradores e atraindo turistas.
Em 24 recintos, estão expostos cerca de 540 animais de 80 espécies diferentes, vindos de diversas partes do mundo, principalmente dos ecossistemas brasileiros.
Todos estes atraentes bichinhos consomem cerca de 300 quilos de pescados, além de frutas, verduras e ração.
“Ele é um dos quelônios brasileiros de maior interesse socioeconômico, tendo sido registrado o consumo de ovos e indivíduos desta espécie desde o século XIX. E está classificado como “Vulnerável” por alguns órgãos como a IUCN Red list e no Apêndice II da CITES”, falou Thiago Nascimento, biólogo responsável pelo Aquário de Peruíbe.
Apesar da importância do Tracajá, as crianças querem ver mesmo é o Tubarão e o Peixe-palhaço, devido ao sucesso do filme “Procurando Nemo” exibido a partir de 2003. As crianças costumam dar muita atenção também para o recinto dos anfíbios, como nos conta a dona-de-casa Maria das Graças.
“Minha filha gosta de ver os sapos e rãs. Quando ela chega em casa conta para todo mundo o que viu e pede para colocar o DVD da galinha pintadinha, com o clip do sapo”.
Além dos 24 recintos com os animais, o aquário de Peruíbe oferece palestras, oficinas de reciclagem e aulas práticas voltados para grupos escolares ou grupos maiores com agendamento prévio.
atendidos animais encontrados nas praias de Itanhaém, Mongaguá, na Juréia e em todo o Litoral Sul.
Quem se interessou pela dica de passeio oferecido pelo Bem-Te-Vi e quiser visitar o aquário o preço do ingresso é de 7 reais. Aposentados, professores com identificação e crianças de 02 a 12 anos pagam R$ 5.
Durante a semana o horário de funcionamento é das 10 às 18 horas, enquanto nos sábados, domingos e feriados, abre das 9 às 19 horas.
Nota: Esta reportagem foi publicada em setembro, na
Edição nº 07 do Jornal BEM-TE-VI.
Texto e Fotos: Márcio Ribeiro
Edição: Lucas Galante
Colaboração: Thiago Nascimento
Comentários
Postar um comentário