Pular para o conteúdo principal

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz
"Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".  

 Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie. 

Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear.

O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade
O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás.

Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçadão, que enfeita e colore o Centro e ainda conforta o coração daqueles que veem na natureza uma manifestação de Deus.

Na praça matriz, o busto de Geraldo Russomano, emancipador da cidade, saúda quem contempla o chafariz. Ele ainda carrega placas inaugurativas, fruto das constantes reformas, feitas ao longo dos anos. No meio da praça, uma pequena arquibancada serve de descanso para quem passeia, local ideal para levar crianças para correrem à vontade.

No torre da igreja está a imagem de São João Batista, padroeiro da cidade. Além do coreto, que correu o risco de ir abaixo na última reforma, a colônia dos pescadores preserva traços do que foi uma das primeiras escolas do município. Apesar do aspecto moderno, a ausência de árvores deixou a praça pouco aconchegante e “fria” como nos conta a dona de casa Maria Sampaio “ o que tá faltando nesta praça são as árvores. Quando eu sento no banco não sinto a privacidade e o aconchego que uma praça deve ter. No verão, não dá nem pra sentar, por conta do sol. Tem que pôr isso no jornal”.

Paróquia São João Batista
Curiosamente, na reforma feita na gestão passada, foi excluído um relógio de sol que ficava à sombra de uma árvore. Na esquina com a São João, a prefeitura ainda conserva um hidrante inaugurado com festa nos anos “60”, equipamento contra incêndio que ficava perto do Cine Castro, primeiro cinema de Peruíbe. 

No outro lado da Avenida, um painel, que está atrás de um outdoor e ofuscado por ele, é o último vestígio do extinto parque da Tia Letícia, dos anos 70. Mais à frente, o Núcleo da terceira idade guarda o local da primeira Câmara Municipal. O terreno onde hoje é o Chico Latim era uma quadra poliesportiva. Qualquer um podia jogar e, diariamente, crianças, jovens e adultos “rachavam” ali.

Na criação do atual espaço cultural, perdeu-se a única quadra pública do Centro de Peruíbe, já que as quadras do Parque Turístico não deram certo. Na galeria de lojas modernas, que fica no térreo do Hotel Vitória Régia, já foi o local de embarque da Breda, considerado a rodoviária da cidade em outros tempos. Nos anos 90, neste mesmo lugar, havia um imenso salão, onde era o estabelecimento da “Lurdinha”, destinado para quem gostava de forró e de tomar uma “gelada”.

Espaço Chico Latim
Vale lembrar que em meados dos anos 2000, o departamento da cultura espalhou, ao longo do Boulevard, painéis com fotos e informações dos principais pontos turísticos da cidade. Após constantes depredações e ainda a troca de prefeitos, a ideia foi abandonada. 

A feirinha hippie era completamente diferente. A praça ficava no alto e para acessá-la era preciso percorrer uma das muitas escadarias que contornavam a praça. Na praça tinha chafariz, plantas, árvores e artesanato. Um aspecto muito original e diferente de outras praças de nossa região. Para finalizar, a praça Melvin Jones, localizado em frente ao prédio redondo, ainda guarda uma das barbatanas de Tubarão, feito de concreto, marco das inaugurações da prefeitura, citado na primeira edição do Bem-Te-Vi.

Como se pode ver, a cidade ruma para horizontes promissores. Uns lutam para mantê-la tranquila, calma e com qualidade de vida. Outros querem transformá-la em uma cidade grande, cheia de prédios e com mais oferta de empregos. Quanto ao futuro de Peruíbe, só o tempo irá dizer como será. Aos moradores e visitantes, só resta aguardar o passar dos dias...

Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Comentários

Unknown disse…
Aos saudosos fica a lembrança mas o pregresso é irremediável e peruibe não foi diferente , temos uma bela cidade ,virtuosa para todos que sobrevivem aqui basta que os " PODERES " a cuidem e não a destruam .

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

VEM AÍ O ENCONTRO UFOLÓGICO DIAS 14,15,16 OUTUBRO EM PERUÍBE

 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP