Rio Preto visto do alto do Morro Itatins |
O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude”.
Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe |
O rio drena praticamente toda a cidade com a sua microbacia hidrográfica e, se tratado com respeito, as enchentes poderiam ser evitadas. O manguezal é considerado o berçário do mar e várias espécies de peixes sobem rio acima para a desova, garantindo a procriação da espécie,dando condições para o sustento dos pescadores.
Lamário é visitado por pessoas de todo o Brasil |
Eficaz contra doenças de pele e psoríases. Diversas pessoas de todo o Brasil procuram o Lamário da cidade com a esperança de curar-se destas enfermidades. No turismo, o rio Preto é por si só, um local atraente e irresistível. Muitos praticam a pescaria ao longo de seu curso e outros simplesmente relaxam sentados próximos a sua foz sob a testemunha imponente do majestoso Itatins. É pela sua importância comercial, histórica,medicinal, turística e ecológica que o rio é o “coração” da cidade.
Comentários
Postar um comentário