Home Notícias Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne mais de...

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne mais de 600 pessoas em ação educativa no Vale do Ribeira

138
0
SHARE

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Memorial da Inclusão, promoveu nos dias 13 e 14 de fevereiro, uma programação pautada na missão de divulgar a temática da pessoa com deficiência e sua intersecção ao acesso à cultura no Vale do Ribeira.

A ação regional, passou pelos municípios de Miracatu, Juquiá, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e Ilha Cumprida, levando atividades como roda de conversa, foram contadas  história em Libras, para mais de 600 pessoas, que puderam debater e refletir sobre as temáticas dos Direitos Humanos, acesso à cultura, educação acessível, entre outros. O evento é uma extensão da Caravana da Inclusão e contempla o programa estadual Vale do Futuro.

No dia 13 de fevereiro, em Miracatu, aconteceu uma roda de conversa sobre “Protagonismos de pessoas com deficiência: gênero e inclusão”. Mulheres com deficiência puderam refletir sobre suas experiências e as barreiras que enfrentam do dia a dia.

Em Juquiá, a oficina de contação de histórias “Educadores ‘Surdos’ contam histórias?” apresentou uma relação sobre linguagem, histórias e experiências no campo dos profissionais da educação formal e informal para alunos e professores na EE. Professora Alice Rodrigues Moota.

Já no dia 14 de fevereiro, a EE. De Itariri foi palco do debate “Diálogos entre o Museu e a Escola”, que discutiu como a cultura e educação constroem pontes na vida de crianças com e sem deficiência. A ação reuniu mais de 520 pessoas.

Ainda nesta sexta-feira, Iguape recebeu a roda de conversa sobre “Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência em Museus e Equipamentos de Educação e Cultura”. O encontro, voltado a professores e alunos da rede estadual, abordou a educação e cultura como direitos de todos na E.E. Professor Veiga Junior.

Em Ilha Comprida, a EE. Professora Judith Santana Diegues discutiu sobre “Direitos Humanos e suas intersecções com o campo da pessoa com deficiência” com alunos e convidados. Com uma abordadem histórico-critica acerca dos Direitos Humanos e sua ligação com o movimento das pessoas com deficiência.

LEAVE A REPLY