Home Notícias Após 20 anos Farmácia de Manipulação da Prefeitura de Peruíbe é desativada

Após 20 anos Farmácia de Manipulação da Prefeitura de Peruíbe é desativada

140
0
SHARE

Segundo a Prefeitura de Peruíbe a medida em desativar a Farmácia de Manipulação após 20 anos vai de encontro ao que ficou demonstrado após minucioso estudo da Secretaria de Saúde comprovando a inviabilidade de se manter a estrutura da unidade nos dias atuais pelos elevados custos de produção para poucos produtos ofertados, e que são encontrados no mercado a preços menores, uma diferença que pode alcançar mais de 100% de economia.

A Administração acrescenta que não haverá prejuízo algum para a população, uma vez que todos os medicamentos entendidos como pertinentes pela comissão de farmácia e terapêutica continuarão a ser fornecidos na farmácia central e nos postos com farmácia.
Esclarecemos que a farmácia de manipulação, quando criada, há cerca de 20 anos, deveria funcionar por meio de consórcio com outras cidades, fato que nunca se concretizou.

Comprovada a inviabilidade pelo custo excessivo para mantê-la, a Secretaria de Saúde entendeu pertinente encerrar as atividades e seguir com a reestruturação de todo Departamento de Farmácia do Município.
Novas farmácias completas funcionarão no Caraguava e Parque do Trevo, atendendo a demanda da região como Nova Itariri, Santa Izabel, Recreio Santista e Torre. Será realizada também a entrega de medicamentos na Vigilância Epidemiológica para os pacientes que fazem tratamento nesse equipamento, ainda no CAPS para os pacientes que usam esse recurso. 

Com tudo isso será reduzida a demanda na farmácia central, resultando em um atendimento descentralizado e mais humanizado à população.
Como parte da reestruturação, lançado recentemente o programa Remédio em Casa. Ainda haverá brevemente a reabertura da farmácia do Guaraú e da Vila Peruíbe.

O Jornal Bem-Te-Vi encontrou no site da Prefeitura de Peruíbe uma matéria no ano de 2015 onde informa que a Farmácia de Manipulação assiste a mais de 3 mil usuários por mês, com uma produção média de 100 mil cápsulas de medicamentos. A Manipulação produz 23 tipos de remédios de qualidade e eficiência comprovada. Veja trecho da publicação:

”Farmácia de Manipulação – Este setor atua na produção de medicamentos destinados a pacientes que recebem atendimento ambulatorial no Município (com prontuário), vindos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O serviço é mantido pela Prefeitura e assiste a mais de 3 mil usuários por mês, com uma produção média de 100 mil cápsulas de medicamentos. A Manipulação produz 23 tipos de remédios de qualidade e eficiência comprovada, para o tratamento ambulatorial nos casos de hipertensão arterial, micoses, inflamações, alergias, doenças da próstata, úlceras, gastrites e no tratamento de verminoses.”

Link da matéria acima: Prefeitura de Peruíbe fornece medicamentos gratuitos para cerca de 20 mil pacientes ao mês

LEAVE A REPLY