Home Notícias 24ª Festa do Sushi de Registro trará no cardápio o Chicken Gobô

24ª Festa do Sushi de Registro trará no cardápio o Chicken Gobô

334
0
SHARE

Joe Hirata, Yuzo Akahori e o Grupo Kagura do Brasil – “Yamata no Orochi” serão as atrações especiais do evento que também terá apresentações de Taiko (tambores japoneses), danças típicas, música folclóricas, sorteios e muito mais.

Nos próximos dias 22 e 23 de junho, acontece no Ginásio “Hiroshi Sumida” – ACER, a vigésima quarta edição da Festa do Sushi do município.  A Festa é realizada pela Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro, o Bunkyo, em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Registro – ACER e a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na gastronomia, além dos tradicionais Sushies, Sashimi, Tempurá, Temaki, Hot Roll, Niguiruzuchi, Karê, Yakssoba, este ano, o destaque fica por conta do Chicken Gobô (frango com raiz de bardana), muito consumido no Japão. Em Registro, o prato fez sucesso em uma das oficinas ministradas pela nutricionista e professora de culinária oriental, Kumiko Tanaka, no Bunkyo. Ela está no Brasil através do Programa de Intercâmbio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Uma iniciativa que faz com que a cultura da gastronomia oriental permaneça viva no Vale do Ribeira.

Com início no sábado (22), a partir das 19h00, a Festa receberá visitantes de diferentes regiões do País que irão desfrutar de uma extensa programação cultural e rica gastronomia. No domingo (23), o atendimento ao público será a partir das 11h00. Durante todo o dia, muita dança, música e demonstrações da arte japonesa. De acordo com os organizadores, a expectativa de público é de 10 mil pessoas, nos dois dias de evento.

Atrações especiais:

Joe Hirata é o cantor e compositor do Hino Oficial das celebrações dos 110 anos da Imigração Japonesa e o maior representante nipo-brasileiro no cenário musical no Brasil e Japão e vem mostrar que além de ter orgulho de ser um descendente do Sol Nascente é também intérprete da música brasileira.

Já o jovem e talentoso Yuzo Akahori – Shamisen player é um músico apaixonado pelo Shamisen, um instrumento milenar da cultura japonesa que proporciona o som extremamente distinto e agradavelmente agudo, com raízes tradicionais, mas que garante modernidade, precisão e técnicas com amplitude internacional. Ele mescla o timbre do Shamisen a vários outros instrumentos e já tocou com renomados cantores e profissionais da música no Japão, tais como Takashi Hosokawa, Kazumi Miyazawa e Takayuki Matsuda.

A peça teatral intitulada `Yamata no Orochi´ é uma das grandes atrações da Festa do Sushi. A produção é do grupo Kagura do Brasil que conta a batalha entre uma serpente  que rouba vidas de jovens camponesas, e um príncipe guerreiro, disposto a pôr fim ao sofrimento do vilarejo onde a moça vive. Na antiguidade o povo japonês protegia desesperadamente a plantação de arroz durante as cheias dos rios. Yamata no Orochi (a serpente com várias cabeças e caldas) se refere às montanhas que armazenam água, e pelas formas que estas águas escoam. O Kagura é  a dança e música dedicados aos Deuses da Mitologia Japonesa. É  um ritual que nasceu da profunda gratidão dos agricultores pela generosidade da natureza.

A Festa do Sushi tem como objetivo promover a integração dos povos através da gastronomia e suas manifestações artísticas, valorizar a cultura japonesa, consagrar o município de Registro como Marco da Colonização Japonesa no Brasil e fortalecer o turismo.

Sábado, 22 de junho – das 19h às 24h00;

Domingo, 23 de junho – das 11h às 17h00.

Local: Ginásio “Hiroshi Sumida” – ACER

Av. Clara Gianotti de Souza, 1.500, Vila Nova Ribeira (Budista), Registro/SP

LEAVE A REPLY