Home Notícias Para voltar, basta cuidar: aproveite as praias, mas não esqueça de recolher...

Para voltar, basta cuidar: aproveite as praias, mas não esqueça de recolher o lixo

141
0
SHARE

Os 26 quilômetros das praias de Itanhaém tornam a Cidade histórica ainda mais encantadora, afinal, praias são ótimas opções de lazer para fugir da rotina. Porém, para que as paisagens estejam sempre limpas e saudáveis, é necessário que os banhistas tomem cuidados na hora de curtir o local, pois atitudes inadequadas podem acarretar danos irreversíveis à natureza. Então, aproveite o mar com responsabilidade, recolha seu lixo e garanta, assim, seu retorno ao local.

Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterre, o mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”, explicou Guterre, ao site oficial da Organização. Por isso, é necessário a mudança deste cenário, e ela começa com a atitude de cada um.

Dados ainda da Organização das Noções Unidas (ONU) apontam que com a propagação dos resíduos descartáveis, o lixo marinho encontra-se ainda mais preocupante. O diretor do Departamento de Meio Ambiente, William Carrilo, alerta sobre o problema na região: “as praias são ambientes frágeis que recebem muitas pessoas, portanto é importante que o banhista tenha consciência da importância de não deixar resíduos, levar sacolas retornáveis para acondicionamento do lixo e utilizar material reutilizável para evitar o uso de descartáveis, pois estes são facilmente levados pelo vento em direção ao mar”.

William ainda lembrou-se do projeto que Itanhaém irá aderir: “Em janeiro, Itanhaém participará do projeto ‘Verão no Clima’, que é organizado pelo estado de São Paulo e tem como objetivo fazer um trabalho de conscientização ambiental nas praias do Litoral Paulista no combate ao lixo no mar. O projeto acontecerá aos finais de semana de janeiro até o carnaval”.

 

Texto e Imagem: Comunicação Prefeitura de Itanhaém

LEAVE A REPLY