Home Notícias Encontro discutirá sobre a gestão das bacias hidrográficas na Baixada Santista

Encontro discutirá sobre a gestão das bacias hidrográficas na Baixada Santista

333
0
SHARE

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, convida ativistas ambientais, organizações e representantes de movimentos sociais atuantes na preservação ambiental da região para participar de um diálogo sobre o papel que a sociedade desempenha na preservação dos rios. O encontro acontecerá nesta quinta-feira (18), das 13h30 às 17 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, situado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, Ivoty.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link, preenchendo o formulário, até meia noite de quarta-feira (17). O encontro está inserido no Programa de Comunicação Social do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) e abordará a temática: “Água, o elemento que nos une”.

 Um dos objetivos da ação é apresentar aos participantes as atividades exercidas pelo CBH-BS e estreitar laços entre iniciativas da região que buscam a preservação do meio ambiente. O diálogo será ministrado por instituições ambientais que representam os municípios de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe no curso de Educomunicação Socioambiental e Recursos Hídricos.

Roseli Raunaimer, coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e aluna do curso de Educomunicação Socioambiental e Recursos Hídricos comenta a importância da aproximação da comunidade com o CBH-BS. “Esse momento é muito importante para a população e região, pois além de garantir maior entendimento do papel de cada um na preservação e manutenção dos recursos hídricos, o encontro possibilita o diálogo e conhecimento dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica da Baixada Santista”.

 BACIAS HIDROGRÁFICAS – São as áreas ou regiões de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Isso quer dizer que, vindos do alto da serra, dos fios de água da pedra, os rios oferecem suas águas para a população da Região Metropolitana da Baixada Santista que são usadas para tomar banho e beber, por exemplo. Na Baixada Santista os principais rios são: Cubatão, Mogi, Quilombo, Itapanhaú, Itatinga, Guaratuba, Itanhaém, Branco e Preto.

Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – A iniciativa que é formada por representantes dos municípios e estado, conta com a participação de empresas e a sociedade civil para assumir a responsabilidade ambiental quanto à proteção de rios e nascentes, no cuidado com as necessidades da população em questões que se referem à água, dentre outras ações.

Texto e Foto: Comunicação Prefeitura de Itanhaém

LEAVE A REPLY