Home Notícias Lobo-marinho aparece em praia de Peruíbe

Lobo-marinho aparece em praia de Peruíbe

241
0
SHARE
(Foto: Divulgação/Instituto Biopesca)

Um lobo-marinho-do-peito-branco (Arctocephalus tropicalis) foi encontrado na Praia do Guaraú, em Peruíbe. Ele apareceu na cidade neste sábado (25), mas acabou passando a noite na areia e continua no local na tarde deste domingo (26), surpreendendo moradores e turistas. O animal é macho, adulto e aparenta estar em boas condições de saúde.

Segundo o Instituto Biopesca, que foi acionado para atender o caso, o lobo-marinho está aparentemente em boas condições de saúde, mas apresenta um dos olhos inflamado. A equipe do Biopesca administrou soro, aplicou pomada em alguns ferimentos nas nadadeiras e colírio no olho inflamado e a população deve evitar a aproximação. Essa espécie é da região subantártica e, segundo protocolos internacionais de procedimentos para conservação desses animais, não pode ser tratada em cativeiro.

O instituto teve apoio da Guarda Civil Municipal e da Prefeitura de Peruíbe na operação. A equipe reforça que, ao encontrar aves, tartarugas marinhas ou golfinhos, vivos ou mortos, nas praias, a população deve acionar a organização pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99601-2570.

O Instituto Biopesca integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos, e necropsia dos animais encontrados mortos.

Fonte: Instituto Biopesca

LEAVE A REPLY