Home Notícias Artigo: os desafios do jovem dentro do mercado de trabalho

Artigo: os desafios do jovem dentro do mercado de trabalho

131
0
SHARE

Sempre será formada de muitos desafios a relação inicial do jovem e o mercado de trabalho. O inevitável encontro do jovem com seu futuro profissional merece receber, nos tempos atuais, mais atenção e atitude, de parte do jovem como também dos stakeholders que orbitam e vivenciam nesse cenário.

As gerações digitais têm uma maneira nova de enxergar o mundo, e a empresa que se encontra no século XXI assume desafios com novas roupagens a cada dia. Como é assim, nenhum lado detém a solução para os seus desafios. Um precisa do outro para se completar.

Alguns dos desafios que os jovens enfrentam são:

  1. Lidar com o inesperado: É natural que os jovens não saibam reagir com o inesperado, pois são inexperientes, não conhecem a verdade dos fatos e da fragilidade humana.
  2. Não estar preparado para avançar sozinho: Os jovens necessitam dos adultos mais tempo do que admitem. Se as empresas precisam dos jovens para a sequência de seus negócios, os jovens necessitam das empresas para conhecerem a vida fora de casa.
  3. Considerar com quem estarão no futuro: No mercado de trabalho, os assuntos se resolvem com a participação das equipes. Os jovens devem avaliar com quem estarão na sua caminhada rumo ao futuro profissional.

O jovem tem mais condição de enxergar o futuro, contudo, só se chega lá passando pelo presente. Por isso, ele deve contar com a orientação de profissionais que já se acostumaram a conviver com o presente.

Ruy Leal esta presente no mercado há mais de 35 anos, com a atuação em capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Foi Diretor da APARH DF e Conselheiro da APARH SP e é responsável por obras literárias do segmento em diversos países, entre eles é autor dos livros “Condutores do amanhã jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho”, “Superdicas para empreender seu próprio negócio”, este também em audiolivro e Superdicas para o Jovem Escolher Bem sua Profissão.

Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.

LEAVE A REPLY