Home Notícias Aldeia Indígena de Peruíbe promove festa do Fogo Sagrado

Aldeia Indígena de Peruíbe promove festa do Fogo Sagrado

160
0
SHARE

A Aldeia Tabaçu Reko Ypy fará no próximo final de semana, sábado e domingo, dias 11 e 12, a sua tradicional festa do Fogo Sagrado “Tataruçu Katu” (em tupi guarani), importante evento cultural, agora em sua III edição, integrante do Calendário de Eventos de Peruíbe, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
A Aldeia tem seus moldes culturais voltados para o fortalecimento da raiz tradicional tupi guarani. A festa é realizada para revitalizar a energia central da aldeia, sempre na lua nova.

As apresentações consistem em competições de jogos indígenas, grupos de canto e dança com o apoio e a participação de outras tribos. Além de artistas importantes, como o violinista Robson Miguel (primeiro no ranking mundial) e o grupo Baobá de Malé, entre outros, também serão realizados desfiles de beleza indígena, talentos indígenas e venda de artesanatos. No local também haverá iguarias da culinária local.

Programação:

Sábado, dia 11 – 14 horas – Cerimônia de acendimento do “Tataruçu Katu” (Fogo Sagrado), bençãos, acendimento da Tocha Olímpica e Roda Coletiva, jogos indígenas e apresentações;

Domingo, dia 12 – 10 horas – Reabertura com Nhandel e o Som das Flautas, Hino Nacional com o violinista Robson Miguel, continuação dos jogos, reapresentação da Dança do Fogo e encenação, desfile Beleza Indígena, jogos indígenas e apresentações de encerramento.

Local: Rodovia Padre Manoel da Nóbrega km 338,5 – Peruíbe (logo após a divisa com Itanhaém).

Informações na Aldeia Tabuçu Reko Ypy, com a Coordenadora Cultural, Itamirim, no telefone: (13) 99658-4168

LEAVE A REPLY