Home Notícias Reforço policial chega a Itanhaém para Operação Verão

Reforço policial chega a Itanhaém para Operação Verão

259
0
SHARE

A Polícia Militar iniciou no último dia 20 a Operação Verão nas cidades litorâneas do São Paulo. E Itanhaém é um dos municípios a receber reforço policial de cerca de 100 profissionais que atuarão em diferentes pontos da Cidade e em locais com grande circulação de pessoas. O objetivo é ampliar a segurança e reduzir casos de criminalidade durante a alta temporada, até dia 18 de fevereiro, após o Carnaval.

Além do efetivo da polícia militar, a região também deve receber novas viaturas, motocicletas, bicicletas e o apoio de helicópteros para ações policias e de resgate. Já o Corpo de Bombeiros terá mais nove pessoas e uma viatura de resgate para atuar durante o período de férias e 50 salva-vidas. A Polícia Rodoviária também receberá reforço e mais viaturas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuará com o efetivo completo na rua. Neste período, a população flutuante chega a 400 mil.

O esquema de segurança será organizado das seguintes formas: seis equipes de bicicletas, duas bases móveis comunitárias, ampliação da rádio patrulha e o reforço do Programa Policiamento com Motocicletas (ROCAM), que fará o patrulhamento da Orla da Praia, Centro, Iberá, Suarão e Jardim Suarão. A base do Águia, na Praia Grande, também está de prontidão em caso de ocorrências.

“Este ano vamos conseguir colocar seis equipes de bicicleta, duas bases móveis e intensificar o patrulhamento em torno da região comercial e dos bairros. A ideia também é montar mais duas equipes do Rocam, que teve efetividade excepcional na Cidade. O apoio de órgãos do Município é essencial e quem ganha é a população”, conta o capitão e comandante da 2ª Companhia de Itanhaem, Paulo Roberto Dário.

 MONITORAMENTO – A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às de 360°, também oferecem maior precisão nos registros.

GABINETE DE GESTÃO – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado pela Prefeitura de Itanhaém, reúne mensalmente as forças ligadas à segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Os intuitos são de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local. O GGIM auxilia também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de informações, experiências e práticas de gestão e criando indicadores que medem a eficiência do sistema de segurança pública.

Texto e Fotos: Comunicação Prefeitura de Itanhaém

Postagem: Lucas Galante (Diretor Geral)

LEAVE A REPLY