Home Notícias Funai envia alerta para Cetesb sobre termoelétrica em Peruíbe

Funai envia alerta para Cetesb sobre termoelétrica em Peruíbe

1055
0
SHARE

Uma comissão da Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou um ofício ao presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para fazer um alerta sobre a construção de uma termoelétrica em Peruíbe. Eles pedem a realização de um estudo complementar ao Relatório de Impacto Ambiental pedido pela Gastranding Comercializadora de Energia S/A, empresa responsável pelo projeto.

A Funai também encaminhou um termo de referência para mostrar como o Estudo de Componente Indígena deve ser realizado pela Cesteb. Foram identificadas possibilidades de impactos socioambientais nas terras indígenas Peruíbe, Tenondé Porã, Guarani do Aguapeu, Piaçaguera e Itaóca. Eles ainda pedem para que o órgão ambiental não emita nenhuma licença antes dos estudos serem concluídos.

Na última quarta-feira (13), o relator da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Antonio Salim Curiati (PP), deu parecer favorável ao projeto de lei que proíbe a construção da termoelétrica de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira (PT). Teixeira faz parte de uma Frente Parlamentar que envolve dezenas de entidades ambientais e outros parlamentares para evitar o andamento do projeto.

José Edilson Marques Dias, superintendente do IBAMA no Estado de São Paulo, também se posicionou contra a instalação da termoelétrica na cidade. Já a empresa responsável pelo projeto garantiu que o empreendimento não causará nenhum impacto ao meio ambiente.

Veja também: Audiência sobre usina termoelétrica em Peruíbe tem nova data após confusão

Fonte: Diário do Litoral

Postagem: Victória Rodrigues

LEAVE A REPLY