Home Notícias Nelson Triunfo visita Peruíbe e se reúne com B-Boys e B-Girls da...

Nelson Triunfo visita Peruíbe e se reúne com B-Boys e B-Girls da cidade

783
0
SHARE

Para quem não conhece Nelson Gonçalves Campos Filho, Nelson Triunfo, ou simplesmente “Nelsão”, como é carinhosamente chamado, é um dançarino de breaking e ativista social de maior notoriedade no Brasil, precursor da cultura Hip Hop, Nelson foi um dos principais dançarinos de soul e breaking do país.

Em 1983, influenciado pelos primeiros passos de breaking que chegavam à mídia, Nelson Triunfo e Funk & Cia levaram a dança para as ruas do centro de São Paulo. Enfrentaram a repressão da polícia, que via naquela manifestação um ato de subversão e desobediência civil. Corriam os últimos anos de ditadura militar.

Em 1984, o breaking passou a ocupar a estação São Bento do Metrô, que se tornou o templo do surgimento do movimento em São Paulo e um dos principais focos da cultura de rua no Brasil.

Ao longo do tempo, Nelson Triunfo tornou-se um ícone, mas sua bagagem cultural é muito mais ampla. Ele mesmo se define como um híbrido de Luiz Gonzaga e James Brown. Pioneiro nos projetos que utilizam o Hip Hop como um instrumento de educação e inserção social, através de oficinas, palestras, debates e outras atividades com crianças e adolescentes, trabalho que desenvolve até hoje. Fruto desta iniciativa, Nelson Triunfo foi um dos responsáveis pelo surgimento, em 1999, da Casa do Hip-Hop de Diadema.

Nessa última sexta-feira (10), a convite de Gisele Tavares e Wesley Luiz do Portal de Cultura Urbana veio à cidade de Peruíbe participar do aniversário do portal e da Batalha no conhecido Bar do Boca. Rodeado não só pelos mais experientes, como Digão, mas pela nova geração de dançarinos de breaking da cidade, Nelsão deu aula de vida e agitou o final de semana dos mais interessados na cultura e da garotada.

Para o B-Boy Eagle, de apenas 10 anos de idade, dançar numa roda com Nelson Triunfo foi uma experiência para jamais ser esquecida. “O Nelson é uma lenda”, explana o menino, que já desperta atenção nas rodas de breaking dance.

 

Texto e Fotos: Luciana Mazza

Postagem: Lucas Galante

 

LEAVE A REPLY