Home Notícias Dia nacional de Anchieta será comemorado com caminhadas em Peruíbe

Dia nacional de Anchieta será comemorado com caminhadas em Peruíbe

136
0
SHARE
Quadro ilustra o padre Anchieta com os índios na praia de Peruíbe

CAMINHADA DE ANCHIETA NA TRILHA DE LEONARDO NUNES

O Dia Nacional de Anchieta, comemorado no próximo dia 09 de junho, data que homenageia o padre que viveu muito tempo em nossa região, declarado santo recentemente pela igreja católica, será marcado por uma caminhada muito especial. A homenagem ao padre,  um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país, começará as sete e meia da manhã, em Peruíbe, com a ida de peregrinos em vans, saindo da igreja São João Batista, em direção a Itanhaém. Naquela cidade haverá concentração com mais pessoas e todos sairão em caminhada até a Cama de Anchieta, local de meditação e descanço do padre Anchieta. Depois de breve parada e contemplação a bela vista local, seguirão em caminhada pela praia até o bairro de Santa Cruz, em Peruíbe.

Trilha do Padre Leonardo Nunes   

Já em solo de nosso município, os caminhantes seguirão por trilhas quase intactas, um dos primeiros trajetos de catequização do Brasil, em meados do século XVI, com a chegada dos padres Jesuítas. Um destes, Leonardo Nunes, amigo de Anchieta, ficou marcado entre os índios e foi imortalizado com o apelido que recebeu de “Abarebebê”, ou padre voador, pela rapidez com que percorria e perambulava por todas as aldeias. Leonardo Nunes é uma das figuras de maior importância na historia de Peruíbe. Foi com a ajuda dos índios que construiu aquela que seria provavelmente a primeira igreja do Brasil, localizada nas Ruínas do Abarebebê, ponto de destaque no turismo local, um dos mais procurados por quem nos visita, sendo conhecido internacionalmente.

A Caminhada é uma parceria das Secretarias de Cultura e Turismo dos Municípios de Itanhaém e Peruíbe. As inscrições para os interessados devem ser feitas até quinta-feira, às 12 horas, no Departamento de Cultura, pelo telefone 3454-1215.

Arte: Reprodução internet

Texto: Comunicação – Prefeitura de Peruíbe

Postagem: Lucas Galante

 

LEAVE A REPLY