Home Notícias Prefeitura de Peruíbe diz que escuridão irá acabar em junho

Prefeitura de Peruíbe diz que escuridão irá acabar em junho

1033
1
SHARE
Escuridão na Av. Darcy Fonseca no Vila Erminda, a luz é do Ari Supermercado

Não há como negar que Peruíbe vive momentos de escuridão. Andando por todas as principais avenidas, há trechos de dezenas de luminárias apagadas, escuridão que causa insegurança aos moradores da cidade.

Os motivos para esta escuridão são o reflexo de um desastroso governo que além de piorar o que tinha antes, conseguiu deixar ainda um péssimo relacionamento com a empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade.

Em todas as avenidas há pontos de escuridão: Av. Tancredo Neves, Av. Luciano de Bona, Av. Gheorghe Popescu, Av. Domingos da Costa Grimaldi, Av. Padre Leonardo Nunes, Av. Padre Anchieta, Av. Gov. Mário Covas, Av. João Abel, Av. Darcy Fonseca, fora ainda as ruas e vielas.

Vestígio do governo Ana Preto

Na gestão do governo Ana Preto, Peruíbe teve a substituição de cerca de 3 mil pontos de luz sem aprovação da Elektro, por esse motivo a empresa aplicou multa de cerca de R$ 600 mil ao município. Em fevereiro deste ano, a atual administração publicou nota de esclarecimento à população, mostrando todos os problemas deixados pela administração anterior e quais estavam sendo as soluções propostas.

A Elektro, que possui convênio com o Município, recusa-se a prestar manutenção nessas luminárias, sob alegação de que as mesmas estão fora do padrão da concessionária. Também proíbe a Prefeitura de providenciar a manutenção. Além disso, a arrecadação da CIP é utilizada em quase a sua totalidade para o custeio da iluminação pública, não restando saldo para a manutenção, modernização e expansão. Como não há licitação vigente para a manutenção desses 3 mil pontos de luz, estamos aprovando junto a Elektro o projeto para que seja permitido a execução de serviços de manutenção. Paralelamente, encaminhamos o caso a Secretaria de Assuntos Jurídicos para a tomada das medidas judiciais cabíveis. Estamos elaborando plano de eficientização e extensão da iluminação pública, que será iniciado ainda este ano”, afirmou a prefeitura na publicação.

Escuridão no Centro de Peruíbe, na Av. Padre Anchieta

Junho é a data para a luz voltar

No final de abril, a prefeitura de Peruíbe publicou nota dizendo que até junho as ruas e avenidas da cidade voltariam a ter iluminação totalmente normalizada.

Um dos maiores desafios da atual administração está prestes a ser vencido. Depois de complexa negociação junto a Elektro, conseguimos autorização para a contratação do serviço de manutenção da iluminação publica. A licitação para contratação do serviço que será realizado nos ‘braços verdes’ está em fase final”, trecho da publicação, na página do facebook da prefeitura de Peruíbe.

E ainda deixou claro que “a manutenção das lâmpadas amarelas continua sob a responsabilidade da Elektro”, ou seja, moradores devem cobrar problemas com iluminação de lâmpadas amarelas, e aguardar até junho para que o desastre das lâmpadas brancas possa ser consertado na cidade.

Nessas publicações é possível notar que o relacionamento vem melhorando entre a atual gestão do poder público municipal e a distribuidora de energia.

Os moradores querem que a cidade volte a ser mais iluminada, que a sensação de insegurança diminua, pois na escuridão que está, facilita cada vez mais o “trabalho” dos bandidos.

Falta mais sinalização e buracos precisam de atenção

A prefeitura pintou e reforçou a sinalização de algumas vias importantes na cidade, mas há ainda diversos pontos que faltam sinalização. Por exemplo: fica difícil enxergar as lombadas apagadas, sem sinalização, na sucateada Avenida Luciano de Bona. Cuidado com os buracos que também estão demais e na escuridão é um perigo!

Obs.: Esta reportagem foi publicada no impresso, na edição nº 34. Após a coletiva de imprensa realizada na prefeitura de Peruíbe, o Jornal BEM-TE-VI foi entregue nas mãos do prefeito Luiz Maurício, que reconheceu que foi um erro dar este prazo para a solução do problema, pois novos fatos aconteceram que não estavam previstos e que vão atrasar o conserto das lâmpadas queimadas na cidade. Entretanto, o prefeito garantiu que está sendo providenciado todos os trâmites para que os pontos de escuridão recebam a manutenção necessária, ainda no mês de junho. A empresa que fará o conserto é a Magueta Engenharia e continuará sendo lâmpadas de vapor metálico de luz branca.

 

Texto: Lucas Galante

Fotos: Divulgação Pessoal de Moradores

1 COMMENT

LEAVE A REPLY