Home Notícias Exposição de fotos sobre papagaio-de-cara-roxa chega a Iguape

Exposição de fotos sobre papagaio-de-cara-roxa chega a Iguape

444
0
SHARE
Exposição fica em Iguape até o dia 20 de maio (Foto: Zig Koch)

Internacionalmente reconhecido pelas fotografias de natureza, Zig Koch acompanha a equipe do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa pelo litoral do Paraná desde o surgimento da iniciativa.

Nas viagens o fotógrafo registrou o trabalho de busca e monitoramento da espécie, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

As fotos também retratam as belas paisagens encontradas no percurso, resultando na exposição “Papagaio-de-cara-roxa”, que chega na sexta-feira (28) ao Museu Histórico e Arqueológico de Iguape (SP). A abertura da exposição acontece às 21h.

“Nosso objetivo é apresentar de forma mais detalhada as ações do projeto e sensibilizar os moradores em relação à conservação do papagaio-de-cara-roxa e do bioma Mata Atlântica, integrando-os ainda mais às atividades”, conta Elenise Sipinski, coordenadora do projeto. A bióloga explica que a espécie existe apenas na faixa de Mata Atlântica entre o litoral do Paraná e o litoral sul de São Paulo.

Resultados

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa é desenvolvido pela SPVS desde 1998. Os técnicos da ONG monitoram anualmente a população da espécie e participam de atividades de manejo e educação para conservação com as comunidades locais.

Com ações como a instalação de ninhos artificiais de madeira e PVC, que suprem a falta de ocos de árvores, a população das aves tem aumentado nos últimos anos.

Em 2014, mesmo ano em que as atividades tiveram início no litoral de São Paulo, a situação do papagaio-de-cara-roxa saiu de “vulnerável” para “quase ameaçado” na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. No entanto, o alerta de conservação da espécie permanece devido à destruição de seu habitat natural e à grande quantidade de papagaios capturados para serem vendidos de forma ilegal.

A exposição é realizada pela SPVS em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Iguape e permanece aberta ao público, gratuitamente, até o dia 20 de maio. A mostra deve passar ainda por outras cidades do litoral de São Paulo, como Ilha Comprida e Cananéia.

 

Abertura da exposição: Dia 28 de abril, às 21h

Período de exposição: de 29 de abril a 20 de maio

Horário: das 10h às 18h

Local: Museu Histórico e Arqueológico de Iguape (Rua das Neves, 45, Centro Histórico, Iguape-SP)

Ingresso: Entrada gratuita

Mais informações: (13) 3841-0229 ou www.spvs.org.br

Texto: Douglas Maia

LEAVE A REPLY