Home Notícias Itanhaém oferece oportunidades para quem quer empreender

Itanhaém oferece oportunidades para quem quer empreender

365
0
SHARE

Uma cidade em expansão e repleta de oportunidades. Assim é Itanhaém, município do Litoral Sul paulista que foi um dos que mais desenvolveu nos últimos 15 anos na Baixada Santista. Com 97 mil habitantes e cerca de 600 mil visitantes durante a temporada de verão, Itanhaém apresenta   muitos atrativos para quem quer investir.

O reflexo disso está na quantidade de novos negócios instalados na cidade. Itanhaém chegou no início deste ano a marca de 10 mil empresas ativas, segundo dados do “Empresômetro MPE”, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para se ter uma ideia, Itanhaém apresentou um crescimento de 208% do PIB Nominal (desconsiderando a inflação) entre 2001 e 2011. De acordo com dados do Seade, a soma de todas as riquezas saltou de R$ 361,77 bilhões para R$ 1,114 trilhão. Houve também um crescimento de 21,2% da renda per capita entre 2000 e 2010. Foi o segundo maior crescimento da região.

Ou seja, mesmo em um cenário de crise econômica nacional, Itanhaém continua fazendo a roda do desenvolvimento girar. Não é à toa que o forte na cidade são o comércio e os serviços, uma marca da região.

 

Programas para facilitar a vida do empreendedor

Todo esse crescimento empreendedor de Itanhaém vem de um grande esforço público de incentivar a formalização dos trabalhos e a capacitação empresarial das pessoas, tudo para potencializar e aumentar o incremento econômico na cidade. A primeira grande ação foi a a implementação da Lei Geral do Micro e Pequeno Empreendedor, em 2014, que deu o pontapé para o empreendedorismo.

Depois, outros mecanismos foram criados para facilitar e desburocratizar a criação de empresas e em prol do desenvolvimento da cidade. É o caso do Via Rápida Empresa, do Itanhaém Competitiva e da instalação da Sala do Sebrae para empreendedores, ocorrida no final de 2016 e que deverá agilizar o surgimento de novos empresários, já que a entidade auxilia na formação e capacitação, além de prestar orientações para quem deseja expandir o próprio negócio.

Outros elementos que indicam o potencial de desenvolvimento da cidade é o aeroporto, que foi cedido à iniciativa privada é a esperança de Itanhaém em alavancar a economia local a partir da aviação regional e comercial, trazendo mais oportunidades. Além disso, a proximidade com o Porto de Santos e o aceso fácil à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega são elementos logísticos que podem facilitar até mesmo a instalação de grandes empresas na cidade.

Turismo também é forte em Itanhaém

Itanhaém oferece também diversos atrativos turísticos, que atraem cada vez mais pessoas. Além dos 26 quilômetros de faixa de areia, com 14 praias, o visitante pode fazer um passeio histórico pelo centro da cidade e conhecer o Convento Nossa Senhora da Conceição, de mais de 300 anos, o Museu Conceição de Itanhaém, construído na Casa de Câmara e Cadeia, e a Igreja Matriz de Sant’Anna, também com muita história para contar.

Além disso, o turista pode conhecer a história de São José de Anchieta, o santo brasileiro que passou por estas bandas e foi reponsável pela potencialização do turismo religioso na cidade. Por exemplo, é possível visitar a Cama de Anchieta, local onde, segundo a lenda, o padre gostava de passar momentos de descanso para escrever seus poemas e versos. Para os fãs da natureza, há também opções de turismo ecológico e passeios náuticos pelos rios da cidade.

Por tudo isso, Itanhaém se mostra como uma terra de empreendedores, colocando-se capaz de receber investimentos e de crescer ainda mais, aproveitando seus potenciais turísticos e econômicos, além de sua gente, disposta a fazer uma cidade melhor.

 

Texto: Rodrigo Herrero*

*Sua empresa precisa de textos para site, redes sociais e impresso? Entre em contato, tenho experiência na produção de conteúdo, moro em Itanhaém e posso te ajudar!

 Telefone: (11) 99183-9688 (WhatsApp). E-mail: rodrigo.herrero@gmail.com.

LEAVE A REPLY