Home Notícias Estudantes de Itanhaém voltam às aulas com boas notícias

Estudantes de Itanhaém voltam às aulas com boas notícias

394
0
SHARE

Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itanhaém retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (6).

E pais, alunos, funcionários e professores iniciaram o ano letivo de 2017 recebendo boas notícias para a Educação: reforma de escolas e quadras esportivas, ampliação de vagas em creche, nova carga horária para professores de creche e professores substitutos e a garantia de entrega dos uniformes e kits escolares para atender mais de 18 mil alunos.

E neste primeiro dia de aula, o prefeito Marco Aurélio e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, visitaram as escolas municipais Eugênia Pitta Rangel Veloso (Cidade Anchieta), Ana Cândida Ebling de Oliveira (Savoy), Maria Cristina Macedo Gomes (Umuarama) e Creche Carlos Mayer Filho (Savoy).

O prefeito Marco Aurélio afirmou que as perspectivas para este ano são muito positivas, com muitos investimentos na Educação.

“Ano passado foi um ano de muita dificuldade para o nosso país, a crise econômica atingiu fortemente os municípios. Este ano de 2017, já temos indicadores claros que será um ano melhor, com possibilidades maiores de mais investimentos em áreas tão importantes como a Educação. Já temos obras programadas para este ano”.

O secretário Tiago Cervantes vem realizando uma série de visitas às unidades escolares e reuniões com professores, diretores e coordenadores nestas primeiras semanas de 2017.

“Estamos democratizando e elevando a transparência da administração da educação pública. O Governo está presente, ouvindo e abrindo espaço a todos. Nesta série de visitas e reuniões identificamos pontos onde vamos investir e buscar as soluções necessárias, como reforma de unidades, ampliação de vagas em creche e qualificação constante dos professores e funcionários”.

O calendário escolar terá duração de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). A rede pública de Itanhaém conta com mais de 18.600 estudantes, divididos entre creche, Ensino Infantil e Fundamental. No entanto, as creches (mais de 2.500 crianças) retomaram as atividades no começo do mês de janeiro.

NOVOS INVESTIMENTOS – A Prefeitura de Itanhaém também terá novos investimentos na área da Educação. Ainda este ano, será iniciada a construção de uma nova escola de Educação Infantil na Região do Umuarama para atender até 188 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em um novo prédio que será erguido na esquina das ruas Holga Muller e Las Vegas (nas dependências da E.M. Maria Cristina Macedo Gomes).

Além da nova unidade do Umuarama, está em construção a maior escola da Cidade, que está sendo erguida no Gaivota e irá atender 1.000 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em obras de reforma estão as escolas municipais Filomena Dias Apelian (Bopiranga), Ignêz Matins (Loty), Maria Graciette Dias (Belas Artes), Maria Conceição Luz (São Fernando), Divani Maria Cardoso (Loty), Edson Baptista de Andrade (Oásis) e creches Carlos Mayer Filho (Savoy) e Creche Jeanette Sciasci Casarin (Loty).

Além disso, a Prefeitura já garantiu mais de R$1 milhão em reforma de outras unidades escolares e quadras poliesportivas. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está selecionando e projetando as escolas que serão contempladas com as reformas deste ano.

NOVA CARGA HORÁRIA – O ano de 2017 começou com a redução de 40 para 35 horas semanais a carga horária dos cargos de Professor de Creche, Professor Substituto I e Professor Substituto II. A iniciativa é fruto de entendimento entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e servidores municipais e possibilitará aos docentes a acumulação de outras funções e empregos públicos.

UNIFORMES E KITS ESCOLARES – A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, homologou as licitações para a compra dos uniformes e kits escolares para atender mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2017. As entregas estão programadas para iniciar logo depois do Carnaval e devem terminar no final de março.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY