Home Notícias Mongaguá está completando 57 anos de emancipação

Mongaguá está completando 57 anos de emancipação

331
0
SHARE

Mongaguá está comemorando 57 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (7). A prefeitura preparou uma programação especial, sendo que a primeira solenidade alusiva ao aniversário aconteceu na segunda-feira (5), na Câmara Municipal.

Durante o fim de semana aconteceu o Baile Oficial da Cidade e o Baile da Melhor Idade, em comemoração ao aniversário de Mongaguá.

Já nesta quarta-feira, o dia da Cidade, houve o hasteamento da bandeira no Paço Municipal às 8h. Já às 18h e 20h, haverá apresentação dos alunos da Escola Municipal de Ballet, com o tema “Sob um olhar…”, no Centro Cultural Raul Cortez. Às 19h, também, será realizada uma Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz, no Centro.

O ponto alto das comemorações será na sexta-feira (9). O show da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, acontece a partir das 22h, na Praça Dudu Samba.

História
Mongaguá é uma palavra indígena que significa “água pegajosa”. Nome dado pelos índios guaranis que viviam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeu. No século XVI, segundo historiadores, emissários de Martim Afonso de Souza, em suas viagens pelo litoral paulista, paravam em Mongaguá para descansar. Aos poucos, foram surgindo moradores e as primeiras propriedades.

Mongaguá começou a se desenvolver após a Segunda Guerra Mundial. Em 24 de dezembro de 1948, foi criado o Distrito de Mongaguá, que pertencia a São Vicente e foi incorporada ao município de Itanhaém. Em 1959, Mongaguá foi elevada à categoria de Cidade e, em 1977, virou Estância Balneária.

 

Fonte: Comunicação Prefeitura de Mongagua

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY