Home Notícias Estado de São Paulo lidera denúncias de violência contra crianças no Brasil

Estado de São Paulo lidera denúncias de violência contra crianças no Brasil

385
0
SHARE

Segundo o Disque 100, serviço telefônico gratuito de denúncias contra violações de direitos humanos, foram registradas, nos seis primeiros meses de 2016, 9117 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes no estado de São Paulo. Desde 2011, a região lidera as denúncias de abuso, seguida pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Um dos pontos graves desse cenário é que 77% dos de agressores denunciados pertencem à família da vítima, configurando uma violência que começa em casa. O número reflete um problema ainda subestimado no Brasil, onde uma criança a cada 12 minutos sofre violência na própria família, algo que pode se tornar um ciclo permanente que compromete a saúde, autoestima, aprendizado e vida social das crianças.

Diante desse contexto, a Aldeias Infantis SOS Brasil, organização humanitária internacional de desenvolvimento infantil, promove a campanha DêUmBasta, em um esforço internacional junto a outros 16 países da América Latina para deter o ciclo de violência familiar que atinge crianças e adolescentes. A entidade atua há 50 anos no país para que crianças e jovens tenham a oportunidade de crescer em família, por meio de programas de fortalecimento familiar e comunitário, além de alternativas de cuidado.

“Enfrentamos um grave silêncio em relação à violência direcionada a crianças no núcleo familiar. Apesar de familiares representarem o maior número de agressores, ainda há muita omissão. O maior número de denúncias no estado de São Paulo indica uma mobilização mais expressiva em torno da identificação do problema. Só na região, contamos com oito programas para que essa realidade seja revertida”, afirma Sandra Greco, Gestora Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Campanha DêUmBasta

Com o objetivo de mobilizar a população a tomar ações que detenham o ciclo de violência , a Aldeias Infantis SOS organiza a campanha DêUmBasta contra a violência familiar. A iniciativa se amplia por toda a América Latina, com a participação de outros 16 países da região, onde se estima que cerca de 6 milhões de crianças sofram abusos severos.

O vídeo da campanha, criado pela agência BBDO Argentina, traz uma animação que mostra uma criança em um carrossel, presenciando situações de negligência e conflito, que se repetem continuamente. No Brasil, a narração da cantora Sandra de Sá convida as pessoas a quebrarem o ciclo de violência, com a doação à entidade e a assinatura de uma petição que pretende mobilizar a Secretaria de Direitos Humanos para a criação de um registro sobre o tema.

A campanha DêUmBasta pode ser acessada aqui: http://www.deumbasta.org.br/

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária internacional, presente em 134 países, que atua há 50 anos em comunidades vulneráveis pelo Brasil, defendendo o direito de crianças e jovens. Oferece alternativas de cuidado e fortalece famílias e comunidades em 12 estados e no Distrito Federal, além de promover melhorias em políticas públicas para que nenhuma criança cresça sozinha.www.aldeiasinfantis.org.br

 

Fonte: Grupo CDI – Comunicação e Marketing

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY